A Rainha Elizabeth II chamou a atenção do mundo, na última quarta-feira (16), após demonstrar muita fragilidade física ao se locomover com a ajuda de uma bengala. Várias pessoas ficaram curiosas com a cena e algumas chegaram a perguntar para ela como estava se sentindo, ao que a monarca respondeu: “Como podem ver, não posso me mover muito”.
Hoje com 95 anos, a rainha parece visivelmente cansada com as responsabilidades de regente do Reino Unido, principalmente após o falecimento do marido, o príncipe Philip, em abril de 2021. Era ele quem sempre a acompanhava nos compromissos oficiais ou não.
Durante o evento, que aconteceu no Castelo de Windsor, a soberana recebeu a visita do major-general Eldon Millar, oficial responsável pelo relacionamento dela com as forças armadas inglesas e de seu antecessor, o contra-almirante James Macleod.
Após lamentar sua dificuldade de andar, a rainha, que está no poder há 70 anos, apontou para os pés e deu pequenos passos para a frente em direção aos militares que, percebendo suas condições, foram ao seu encontro.
O compromisso em que a rainha participou contou ainda com a presença de seu primogênito, o príncipe Charles, já recuperado da covid-19. Vale lembrar que a majestade teve problemas de saúde e precisou ser internada em outubro de 2021, quando os médicos solicitaram que ela cancelasse todos os compromissos, pois precisava repousar.
CHEGADA AO PODER
A rainha Elizabeth Alexandra Mary, conhecida a partir de 1952 como rainha Elizabeth II, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Assumiu o trono britânico em 1952, e um ano depois foi coroada. Filha do rei Jorge 6º, era a primeira na linha de sucessão do reino. Noivou em 1947 com o príncipe Philip, com quem teve quatro filhos. Por estar no poder até hoje, o reinado dela é considerado mais longevo da coroa britânica.
CONHECENDO A RAINHA