A rainha Elizabeth II cumprimentou o Brasil pelo bicentenário da Independência, celebrado nesta quarta-feira (7). A monarca enviou uma mensagem com felicitaçõe, relembrando a visita que fez ao país em 1968, na época da ditadura militar.
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, diz mensagem enviada pela rainha. O recado foi veiculada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, no Twitter.
Na época em que veio ao Brasil, Elizabeth tinha 42 anos, sendo 16 de reinado. Na ocasião, ela foi apresentada ao jogador Pelé, que estava prestes a conquistar a Copa do Mundo de Futebol pela terceira vez.
É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II 👑, ao povo brasileiro, representado pelo Pres. da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos. 🇧🇷🇬🇧 #DiaDaIndependencia pic.twitter.com/IZ8fFNZ8Jw
— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 7, 2022
Vale lembrar que os 200 anos da Independência está sendo celebrado em Brasília. Para o evento, foram convidados chefes de Estado e representantes de países de língua portuguesa. Além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que acompanha o desfile cívico-militar ao lado de Jair Bolsonaro (PL), estão presentes os presidentes de Cabo Verde e Guiné-Bissau, o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o ministro da Presidência de Moçambique para Assuntos da Casa Civil.