Os cleanfluencers são os influenciadores que produzem vídeos de limpeza. Entre os que viralizaram com conteúdos de faxina, estão o Luiz Limpei e Guilherme Gomes. Nem todas as pessoas que assistem os vídeos de limpeza estão atrás de dicas para desentupir ralo ou desengordurar seu fogão. Diversas das vezes, é somente pela satisfação de ver um local limpo após uma boa faxina.
Luiz Limpei começou a criar conteúdos fazendo vídeos com montagens de lanches X-tudo, em 2020, até que um limpando uma chapa alcançou mais de 2 milhões de visualizações. Em entrevista à AnaMaria, Luiz Limpei contou que acredita que seu humor nos vídeos ao explicar sobre a limpeza conquistou o público. “Até hoje eu tento manter a informação com humor, se não o vídeo fica maçante ou muito bobo”, declarou ele.
Para Luiz, o que faz as pessoas gostarem de seus vídeos de limpeza é a sensação de satisfação. “Acredito que seja essa questão de ser satisfatório e dar paz. As pessoas ficam ‘nossa que ambiente caótico, que coisa suja’ e depois vem a paz de ver limpo. Foi um tipo de contéudo que cresceu desde a pandemia, as pessoas começaram a ficar mais em casa e querem manter o ambiente organizado, uma casa boa de se estar”, afirmou o cleanfluencer, dono do bordão “LIMPEI EAE!?”.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
Já Guilherme Gomes, fazia faxinas desde os 17 anos e sempre gostou de organização. Ao fazer limpeza de casas, ele começou a crescer nas redes sociais e ser procurado em Manaus e até mesmo em outros estados. Até que começou a ajudar pessoas que sofrem de transtorno de acumulação compulsiva. “Eu fiquei muito assustado com o tanto de mensagem que eu recebi com as pessoas mandando foto das casas em que elas moram. Me assustei porque não sabia que tinham tantas pessoas precisando de ajuda no nosso país”, declarou em entrevista à AnaMaria.
Hoje, ele tem um projeto de faxina voluntária para ajudar quem precisa. “A faxina literalmente mudou a minha vida. Eu sai do país pela primeira vez fazendo faxina. Minha independência financeira com 17 anos fazendo faxina. Hoje em dia eu faço muitas publicidades e não faço tantas faxinas, mas como a faxina mudou minha vida, como forma de retribuir eu continuo ajudando essas pessoas”.