‘Qual é a Música?’ foi exibido pela última vez em uma versão original no SBT em 2008. A emissora deixou escapar os direitos pelo formato e pelo título, mas recomprou a titularidade do formato. De acordo com informações do colunista Gabriel Perline do IG, a princípio, a ideia do SBT é fazer uma edição especial para o aniversário de 42 anos do ‘Programa Silvio Santos’, que será comemorado na segunda quinzena de agosto.
Nesta quarta-feira (26), foram feitos os primeiros testes de cenário e iluminação, com o nome do programa e também com os quadros clássicos que formam a competição musical. O título do programa que marcou o SBT é de propriedade da emissora, mas o formato chegou a ficar uns anos dominado pela Record, pelo comando de Gugu Liberato em 2013, com o nome de ‘Desafio Musical’, um quadro dentro do ‘Programa do Gugu’, mas durou menos de seis meses.
O SBT exibiu o ‘Qual É a Música?’ em sua versão original pela última vez em maio de 2008. Neste período, Silvio Santos teve a ideia de unificar diversos quadros de seu programa e alterou o nome da competição musical para ‘Não Erre a Letra’, mudando formato original. Agora, com o especial de aniversário do ‘Programa Silvio Santos’, a emissora chamou artistas que se destacaram na competição no passado para uma edição especial.
Desde 2021, o ‘Programa Silvio Santos’ exibe um quadro parecido, com o título ‘Disputa Musical’. Embora os elementos sejam muito semelhantes com o ‘Qual É a Música?’, os quadros tiveram que ser adaptados justamente para respeitar o fato de não terem o domínio do formato. Só que o ‘Qual É a Música?’ voltou a ser totalmente do SBT e já aconteceram os primeiros testes de cenário.
A primeira exibição do ‘Qual É a Música?’ foi em 1976, quando Silvio Santos ainda trabalhava na Globo, mas foi no SBT que teve sua melhor fase. O programa solidificou a presença ininterrupta semanal de muitsa personalidades famosas. Os principais campeões foram os cantores, com vitórias consecutivas: Ronnie Von, 25 vitórias, Silvio Brito, 24 vitórias, Gretchen, 22 vitórias e Nahim, 20 vitórias.