A ex-participante do BBB 24, Giovanna Pitel, abriu o jogo sobre sua transição capilar, revelando os desafios enfrentados ao longo desse processo. Em um relato franco, ela mostrou as transformações em seu visual e discutiu as pressões sociais que a levaram a alisar os cabelos desde a infância até o ano de 2019.
A transição capilar, um movimento que ganhou destaque nos últimos anos, refere-se à decisão de abandonar o uso de químicas alisantes e assumir os cabelos naturais, geralmente cacheados ou crespos. Para Pitel, essa mudança não foi apenas uma questão estética, mas também uma jornada de autoaceitação e empoderamento.
“Alisei os fios muito nova, com 9 ou 10 anos. Não tinha nenhuma memória de como eram. Cabelo cacheado era sinônimo de bagunça, sujeira. A sociedade leva as pessoas a acreditarem nisso. A minha mãe também via por essa perspectiva”, compartilhou Pitel, destacando a influência das normas sociais em sua autoimagem.
A pressão estética, especialmente presente na mídia e nas redes sociais, muitas vezes leva as pessoas a se conformarem com padrões de beleza irreais, levando a uma falta de aceitação de suas características naturais. Pitel conta que, no seu caso, a não aceitação de seus cabelos naturais vinha acompanhada de medo, insegurança e baixa autoestima.
Para ela, a decisão de iniciar sua transição capilar foi uma forma de desafiar esses padrões e abraçar sua identidade autêntica, mas o processo foi demorado, com a jovem mudando seu pensamento apenas após ingressar na faculdade de serviço social. “Parece que é só um cabelo, mas precisei me impor até para isso”, disse ela.
VEJA O ANTES E DEPOIS DE PITEL:
Ao compartilhar sua história, Pitel traz à tona a importância do autoconhecimento e da autoaceitação. Isso porque sua jornada é um lembrete da necessidade de promover a diversidade e o respeito por todas as formas de expressão individual, combatendo a pressão estética e encorajando a aceitação de si mesmo e dos outros.
LEIA MAIS
Transição capilar: 6 mitos e verdades para quem quer começar o tratamento
Confira dicas para acertar na transição capilar e dar força aos cabelos crespos e cacheados