Os registros de milhares de “peixe-pênis” tomaram conta da internet nos últimos dias. O animal com formato inusitado, flagrado aos montes em uma praia da Argentina na última quarta-feira (19), virou assunto e foi motivo de muita curiosidade nas redes sociais.
Mas, afinal, o que é o misterioso animal? É o que AnaMaria Digital te explica! Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que a espécie, na verdade, não é um peixe. Trata-se de um verme cujo nome científico é Urechis unicinctus.
De acordo com as informações da Rádio Fueguina, veículo local, os vermes marinhos, que podem chegar em até 30cm, são alimento para tubarões, lontras, gaivotas e outros animais da região. Pescadores também os usam como iscas de pesca.
ONDE O “PEIXE-PÊNIS” VIVE?
Além da Argentina, local onde os milhares de “peixe-pênis” foram encontrados após uma tempestade, os animais de cor rosada habitam, principalmente, águas mais frias. Em 2019, centenas da espécie foram vistos em uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos.
Além dos locais da América, o verme, que costuma se esconder na areia das praia, também é comum em alguns países do continente asiático. Evidências sugerem que a criatura existe há cerca de 300 milhões de anos no planeta.
E O SABOR?
Se engana quem pensa que os animais selvagens são os únicos que se alimentam do animal. Apesar de causar curiosidade, piadas e até nojo na América do Sul, o peixe-pênis é uma iguaria na Ásia, onde é conhecida como gaebul.
Inclusive, é bem comum encontrar o animal sendo comercializado ainda vivo nos mercados da região. A população asiática os consome de duas maneiras: crus ou com um tempero simples composto por sal, óleo de gergelim e pimenta, como aponta o jornal O Globo.
Ainda segundo o jornal, o gosto do peixe-pênis é descrito como “suave”. Apesar da crença local que o animal tenha propriedades afrodisíacas, por conta de seu formato semelhante ao órgão genital, a teoria não tem comprovação científica.