Zé Vaqueiro anunciou que está enfrentando momentos delicados após o nascimento de seu terceiro filho com Ingra Soares, na última segunda-feira (24). O bebê, Arthur, nasceu com uma malformação congênita e precisou ser levado às pressas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O que acontece na criança com essa condição é que há uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais, podendo ser conhecida também como síndrome da trissomia do cromossomo 13.
Devido ao acontecimento, a equipe do cantor cancelou shows e pediu orações aos fãs. Ingra Soares passa bem e já recebeu alta hospitalar. Além de Arthur, os dois são pais de Nicole, 13, e Daniel, 3. “O bebê encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento dos shows do artista até a data de 17 de agosto”, declarou a assessoria de impresa nesta quarta-feira (26).
Nessa síndrome, ao invés de um par de cromossomos, a pessoa apresenta um trio. A presença de um cromossomo a mais faz com que as células funcionem de uma forma irregular e ocasiona diversas malformações. Sua causa está normalmente relacionada à idade do óvulo da mulher, que ser mãe após os 35 anos apresenta um risco maior para a condição. Contudo, a condição pode ocorrer em casos em que a mãe é mais jovem.
A condição do caçula de Zé Vaqueiro pode ser identificada ainda durante o pré-natal, através de um ultrassom morfológico feito entre a 20ª e 22ª semana de gestação, sendo possível analisar todas as estruturas do feto e se há uma malformação. Ainda durante a gestação, é possível realizar exame cariótipo, que observa os cromossomos presentes. Dessa forma, é possível verificar se há uma quantidade superior ao considerado normal. A frequência da trissomia do cromossomo 13 é de 1 para cada 5 mil nascimentos.