Mais de um ano se passou e a modelo Schynaider Moura passa a viver a mesma situação: encarar a lista de transplante de coração. Antes, ela viveu a preocupação com a filha Anne Marie, de 13 anos. Agora, ela passa o mesmo com o sogro, o apresentador Fausto Silva, que teve um agravamento no quadro de insuficiência cardíaca e entrou para a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para receber o órgão.
“Que coincidência. Mas é o que eu falo: nada é por acaso”, disse ela à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Quando viveu a situação com a filha, a modelo estava no começo do namoro com João Guilherme Silva e teve o suporte de toda a família Silva.
“Agora que está acontecendo com ele, espero poder retribuir tudo o que o João e a família foram para mim quando eu precisei deles: esse suporte, esse carinho, esse amor. Não tenho nem o que falar”, comentou.
Em junho de 2022 completou um ano do transplante de coração de Anne. Foi quando Schynaider resolveu falar publicamente sobre o assunto nas redes sociais. Falar e conscientizar sobre doação de órgãos é algo que a modelo e a filha vem estudando nos últimos meses.
Mas, a notícia de que Fausto está na lista de transplante do SUS foi vista como um “sinal”. “A gente já estava nesse processo, já gravei vídeos falando sobre a história toda da Anne e foi realmente uma grande coincidência isso estar acontecendo agora”, afirmou.
“Ela [a Anne] tem esse desejo de querer ajudar as pessoas com base no que ela viveu e para acabar com esse preconceito e, assim, mais pessoas avisarem seus familiares que são doadoras de órgãos”, contou.
INSPIRAÇÃO
Schynaider e Anne já conversaram com Faustão desde o último domingo (20), quando os médicos constataram a necessidade de um transplante de coração. Mãe e filha acreditam ser um exemplo positivo para o apresentador e a família, já que eles acompanharam o antes e o depois do procedimento da menina.
“É uma inspiração. É uma menina nova, guerreira, lutadora, que passou por isso e que tem uma história vitoriosa”, afirmou.
Anne foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, uma condiçãoem que o coração começa a se expandir e perder as funções gradativamente. Ela ficou internada por sete meses e quatro meses na fila do SUS. Vale lembrar que crianças tem prioridade na fila do transplante.
Faustão, por sua vez, teve um agravamento do quadro de insuficiência cardíaca. Ele está sob cuidados intensivos, como apontou o boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein. “O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.”
Diante do quadro, o apresentador deve ter prioridade na fila, uma vez que está hospitalizado e sob medicação. A lista de transplante de órgãos é gerida e organizada pela Secretaria Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, e funciona por ordem de chegada. Os pacientes são classificados de acordo com as necessidades médicas, como o órgão que o receptor precisa, o estágio de gravidade da doença, o tipo sanguíneo e compatibilidade genética.