Fausto Silva passou por um transplante de coração no último domingo (27). Como ele recebeu a doação do órgão após uma semana de espera na lista de transplante do SUS (Sistema Único de Saúde), o procedimento gerou algumas dúvidas. Após a repercussão, Schynaider Moura, nora do apresentador, fez um relato nas redes sociais com a filha Anne Marie, de 14 anos. No ano passado, a menina também recebeu um novo coração.
No vídeo publicado neste domingo (27) no Instagram, as duas compartilham um pouco do quadro de saúde da pequena. “Hoje quero dividir com vocês a nossa história… Anne Marie, minha filha, hoje com 14 anos, realizou um transplante de coração, no dia 22 de junho de 2022, foi um processo de muitos medos e incertezas, mas com um final feliz!”, iniciou Schynaider na legenda.
Ela também ressaltou a importância da doação de órgãos. “Nossa intenção é ajudar na conscientização da doação de órgãos, um assunto tão importante e delicado, e que salva muitas vidas! Salvou minha filha e deu a ela a oportunidade de viver uma vida saudável e realizar seus sonhos..!”, escreveu.
Sabendo da magnitude de tal iniciativa, a modelo ainda afirmou que não será apenas um relato em isolado, mas uma série para ajudar na conscientização. “São 6 vídeos respondendo as dúvidas e as perguntas de como tudo aconteceu desde o diagnóstico, primeira internação, dia do transplante e a importância de você ser um doador de órgãos!”, finalizou na legenda do post.
ENTENDA O QUADRO
No vídeo, a Anne Marie descreve os primeiros sintomas. A menina disse que se sentia muito cansada e não conseguia subir escadas, por exemplo. Algo incomum para alguém da sua idade.
Após uma série de exames, Schynaider descobriu que o estado de saúde da filha era muito grave e que ela teria que ficar um mês internada. “Entrei em choque total, comecei a gritar, chorar. Não conseguia imaginar que aquilo tinha virado minha realidade”, relatou Anne Marie.
O TRANSPLANTE DE FAUSTÃO
Fausto Silva passou pelo procedimento de transplante na tarde de domingo (27), como informou o boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para se recuperar e se adaptar ao novo coração.
“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o comunicado assinado pelos médicos Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo Neto.