Nascida em Almeirim, no interior do Pará, Joelma iniciou a trajetória artística em 1994 e, desde então, vem trilhando um caminho que a consagrou como uma das artistas mais populares do país, além de uma das maiores performers brasileiras.
Integrou a banda Fazendo Arte e, de 1999 a 2015, foi a líder da Banda Calypso, que bateu recordes na vendagem de discos, tornando-se a única banda a ganhar o prêmio de diamante quíntuplo. Depois de enfrentar bravamente o tumultuado fim de seu casamento, em 2016, iniciou a carreira-solo, solidificando ainda mais sua trajetória de sucesso e garra.
Com 47 anos de idade, 28 de carreira, mais de 22 milhões de discos vendidos e 10 milhões de seguidores nas redes sociais, a artista não para de inovar. Lançou recentemente a música Sim, repleta de romantismo e um fenômeno que tomou conta da mídia, além do videoclipe de Meu Amor Chegou, em seu canal no YouTube.
Ainda segue pelo Brasil com a turnê intitulada Isso É Calypso: “Cantar o amor é algo que me move assim como minha cultura”, fala orgulhosa.
Reinventar-se é com ela mesma, que destaca ainda a importância de persistir mesmo frente aos retrocessos: “Às vezes, a gente sobe um degrau. Depois, desce dois. Ainda assim, precisamos continuar subindo”. Joelma nos dá uma lição de fé e superação, mostrando toda sua força na ressignificação da carreira e vida pessoal.
EXEMPLO DE LUTA FEMININA
Joelma se tornou um exemplo de luta feminina desde que decidiu abrir sua intimidade e expor os traumas do passado com o pai alcoólatra, José Benahum, e a conturbada separação de Ximbinha, acusado por ela de agressão e traição.
A cantora, que lançou em 2021 a canção Coração Vencedor, sobre força e libertação, tem como inspirações as mulheres de sua família.
“Essa força vem da minha bisavó, Cantiliana, avó, Raimunda, e minha mãe, Maria de Nazareth. As histórias delas foram se repetindo e todas foram abandonadas pelos maridos. E naquela época era muito mais difícil, porque a mulher sofria muito preconceito por ser mãe solteira”, revela a artista.
Atualmente, tem como um de seus maiores objetivos alertar o crescimento dos casos de feminicídio e, especialmente, procurar encorajar e incentivar vítimas de violência doméstica a denunciar o agressor.
“Aumentou muito a violência contra a mulher na pandemia, mas acredito que isso não é de agora. A pandemia só foi o estopim. Por isso, a importância da denúncia”, ressalta.
PERFORMER ÚNICA
Marcada por sua energia, presença de palco, figurinos autênticos e coreografias viciantes, Joelma é uma artista única.
Ela construiu uma carreira marcada pela exaltação de elementos culturais do Pará e, poucas vezes na história do país, uma artista se manteve por tanto tempo em alta e de forma tão genuína como ela.
Suas performances marcaram e seguem marcando diversos artistas, como Pabllo Vittar e Anitta, seja pela incorporação de elementos dançantes no palco ou pelo uso de figurinos únicos em torno da execução de shows.
POPULARIDADE ÍMPAR
Principal nome da Banda Calypso, a cantora foi classificada em 2007 como a pessoa mais popular do Brasil.
As dezenas de músicas lançadas como sucesso reforçaram o status à época, num mundo longe das plataformas de streaming e marcado pela valorização dos discos físicos.
Levando-se em conta a altíssima pirataria dos anos 2000, cogita-se que o número de discos comercializados ultrapassaria facilmente a casa dos 30 milhões.
LIÇÕES DE JOELMA
“Aprendi a viver o hoje como último dia da minha vida. E não ficar dando importância para coisa que não tem importância”.
“Peço perdão sempre que precisar. Quando você guarda o mal dentro, o bem sai”. “Eu e Deus, Deus e eu e ninguém se mete. Ligação direta. Ele me ensina muitas coisas o tempo todo. Quando acordo, a primeira coisa que faço é rezar. Converso e agradeço. Sou grata às pessoas, a tudo e a todos. isso é muito importante. Não me queixo de nada”.
Confira a entrevista que Joelma deu à Revista AnaMaria:
Em entrevista ao ‘Domingo Espetacular’, da RecordTV, você revelou estar pronta para se casar novamente. Depois de uma separação tumultuada, não sente receio de viver uma outra relação?
A palavra é cuidado. Como você já aprendeu a lição, consegue perceber qualquer resquício de que aquela pessoa não é a pessoa certa. Aprendi também que minha felicidade não está em outra pessoa e nem em coisas, mas sim dentro de mim, e quem nos dá essa felicidade é Deus. Tenho paz e alegria. Na hora certa, vai aparecer alguém.
O amor supera tudo?
Sim, acredito nisso. O amor liberta, transforma, refaz. O amor cura!
E o sentimento é capaz de mudar o companheiro?
Acho que não. Só quem consegue mudar é Deus, só Ele. E muda de dentro pra fora.
Depois de passar e superar tantos momentos, como você se vê agora?
Hoje eu me vejo leve, em paz e feliz. Estou vivendo a minha melhor fase.
No clipe da música Sim, você contracena com um ‘namorado’, em que rola beijo na boca e até vestido de noiva. Alguma mensagem que queira passar nessa canção?
A música é minha primeira composição no ritmo calypso, e no clipe quiseremos passar uma mensagem de um amor leve, mais calmo, sem turbulência – e terminar também com um final feliz. Pura alegria.
Você é uma mulher de muita fé. A conexão com Deus é sua mola propulsora?
Com certeza! É meu incentivo, minha base em tudo que eu sou e em tudo o que eu faço. Acredito que Deus é o criador e eu recebo tudo d’Ele. Aliás, coloco tudo em minhas orações e Ele vai me dando coisas e oportunidades que nunca pensei ter. Isso é maravilhoso demais.
A fé transforma as pessoas, a vida? Já transformou você? De que maneira?
A fé transforma e eu acredito também que quem tem fé e vai em busca dela está atrás de mudanças. Eu procuro crescer espiritualmente e vejo essa mudança em mim – muita diferença entre a pessoa que eu era lá atrás, na adolescência, e quem sou nos dias de hoje. Sou outra pessoa… cheia de defeitos, claro, porém sempre tentando melhorar e alimentando minha crença em Deus, claro.
Como é a sua relação com Deus?
Deus é o meu melhor amigo, aquele que eu confio para tudo. E, para poder se dedicar a esse melhor amigo, precisamos de tempo. Então, minha prioridade diária é essa: alimentar o amor e a crença em Deus. Aliás, minha força vem daí: o que eu crio, o que eu faço, creio muito nisso.
Você é exemplo de superação. Qual a importância de persistir mesmo frente a retrocessos ou dificuldades?
Insistir e persistir naquilo que você acredita, não deixar de sonhar jamais. Temos que buscar superação em tudo, no trabalho, na vida pessoal, em tudo. Não podemos desistir jamais.
Infelizmente, apesar de muita coisa já ter mudado, ainda há um número considerável de mulheres que vivem relacionamentos abusivos. O que você diria a quem precisa se libertar da relação doentia, porém, na maioria das vezes, por medo, não consegue buscar ajuda?
Milhares de mulheres passam por relacionamentos abusivos diariamente. Muitas têm medo, outras têm vergonha, então o que eu tenho a dizer a todas é: você vai vencer. Enfrente com todas suas forças, procure ajuda, denuncie, alimente sua fé, mas não desista. Você merece ser feliz, você é uma mulher forte e vencedora.
O tempo só tem feito bem a você, que está linda, com corpo e pele impecáveis. Conta pra gente seus segredinhos de beleza…
Aprendi que, em primeiro lugar, preciso alimentar a minha alma. Depois, tudo vai se encaixando e ficando bem, física e emocionalmente.
A maturidade assusta ou conforta?
A maturidade conforta, ensina e nos fortalece a seguir em frente, aprendendo coisas novas todos os dias.
O tempo é seu aliado?
O tempo nos ensina muita coisa. Ele me ensinou a me cuidar e, o melhor, a cuidar de tudo à minha volta também. O tempo é tão precioso… Dou valor demais a ele.