“Não precisam vim fazer bullying com meu corpo, ou beleza ou etc.”, declarou MC Binn nas redes sociais na última quarta-feira (24). Comum entre as crianças e adolescentes, o bullying também está presente na vida adulta, mas, afinal, como ele acontece? AnaMaria te explica!
No caso do ex-BBB, os ataques aconteceram na internet, o que pode ser caracterizado como cyberbullying, que é uma forma virtual do bullying usando o meio online, em mídias sociais, para a agressão.
No X, antigo Twitter, o funkeiro desabafou sobre como essas ações o afetam. “Não precisam vim fazer bullying com meu corpo, ou beleza ou etc. Pra defender alguém que vocês gostam, não precisam me ofender e me atacar à toa, estou quieto na minha fazendo música e cuidando da minha família, só isso. Cada vez mais vou ficar off, sem maldade”, escreveu ele na rede social.
Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão; entenda os impactos da doença
O QUE É O BULLYING COM ADULTOS?
O bullying pode afetar várias esferas da vida adulta. Na família e nos relacionamentos ele se faz presente por meio de zombações em grupos, por exemplo.
No ambiente de trabalho, essa ação é feita com base na humilhação e no dia a dia ocorre, por exemplo, quando te deixam foram das tarefas, ou, até mesmo, quando te evitam no horário de almoço.
A presença do bullying em situações profissionais também recebe o nome de “mobbing”, que é a perseguição, humilhação e proliferação de boatos entre os colegas de trabalho. Isto é, a violência, geralmente psicológica, acontece entre pessoas que ocupam o mesmo nível hierárquico na empresa.
Assim, dependendo da escala, essa ação pode ser classificada como assédio moral, o qual ocorre entre chefes e empregados, ou seja, pessoas com diferentes cargos dentro da empresa.
De maneira geral, o bullying representa um tipo de agressão – física, emocional, verbal ou psicológica, realizada de maneira constante contra uma pessoa.
DICAS PARA LIDAR COM O BULLYING
Diante dessa situação é importante preservar a saúde mental. Para isso, buscar ajuda profissional é fundamental. Mas, antes de tudo, busque identificar que tais ações podem ser bullying.
Outro ponto importante é não se deixar levar. Evite “cair na pilha” do agressor e, caso a situação esteja acontecendo no ambiente de trabalho, procure seus superiores ou até mesmo o setor de Recursos Humanos (RH).
No caso do cyberbullying, quando ele ocorre nas redes sociais, é possível boquear e denunciar o agressor dentro das próprias plataformas.
Bullying: entenda como funciona e aprenda como lidar com agressor e agredido