Marieta Severo é mais uma das veteranas que encerrou o contrato fixo com a Globo, de acordo com o jornal O Globo, desta terça-feira (18). Depois de 56 anos na emissora, a atriz passará a trabalhar apenas por obra fechada, assim como a maioria dos outros artistas do canal, e até mesmo já está cotada para um novo projeto.
O primeiro trabalho de Marieta na empresa foi na novela ‘O Sheik de Agadir’, exibida em 1966, em que interpretou a princesa Éden de Bássora.
Ela teve um hiato entre 1970 e 1983, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. “Existia uma censura, existia uma impossibilidade de Chico [Buarque – seu ex-marido] se apresentar na televisão e eu não achava que era justo eu me apresentar e ele sendo censurado”, contou no ‘Altas Horas’, em dezembro.
Entretanto, ela voltou para o canal e fez vários trabalhos seguidos. A atriz integrou o elenco de novelas de sucesso da Globo, como ‘Que rei sou eu?’ (1989) e ‘Laços de família’ (2000), além do seriado “A Grande Família”, que ficou no ar de 2001 a 2014.
Seu papel mais recente foi em ‘Um Lugar ao Sol’ (2021-2022), de Lícia Manzo, que terminou em março deste ano e foi gravada durante a pandemia de Covid-19. Na história, seu papel foi Noca, a avó da protagonista Lara (Andréia Horta).
FIM DE CONTRATO
Quem também teve o contrato encerrado com a Globo foi Osmar Prado, que interpretou o Velho do Rio no remake de ‘Pantanal’. O ator trabalhou na emissora por 49 anos.
“Não era carteira assinada, ao término podíamos renovar ou não. Não [se] esqueça que os primeiros contratos a serem rescindidos foram dos [atores] Tarcísio Meira e Glória Menezes, ícones históricos da Globo”, disse para a coluna de Fábia Oliveira, do Em Off.