Márcia Goldschmidt, de 60 anos, assustou os fãs ao revelar a descoberta de um rompimento na prótese de silicone do seu seio esquerdo. Apesar do material não ter se espalhado para o resto do corpo, a apresentadora irá se submeter a uma cirurgia de emergência.
“Presta atenção mulherada, alerta: eu descobri que a minha prótese de silicone rompeu, a prótese do lado esquerdo. E eu não sinto nada, não percebo nada”, detalhou, em vídeo públicado nas redes, ainda na última quarta-feira (26).
O alerta feito por Márcia é corroborado pelo cirurgião-plástico Wendell Uguetto, do Hospital Israelita Albert Einstein, que alerta sobre os riscos causados por acidentes com próteses de silicone.
Em conversa com o AnaMaria Digital, o médico ressalta que, apesar de acidentes do tipo serem incomuns com próteses mais modernas, vale reservar um tempinho para garantir que está tudo em ordem – e o diagnóstico pode ser feito de maneira simples.
“Ele é realizado, muitas vezes, por meio de um exame de rotina, pois na maioria das vezes o paciente não sente nada, é assintomático”, conta Uguetto. Conforme o profissional, em casos do tipo, a mama pode aparentar estar sem alterações mesmo com o exame de toque.
RISCOS
Assim como o caso de Goldschmidt, o mais comum é que o gel não vaze para o corpo da mulher – dessa forma, dificilmente apresenta riscos para a saúde da paciente. Ainda assim, em casos mais avançados, onde a prótese fica rompida por um longo período, alguns problemas são gerados.
“Irritação local pode causar uma contratura capsular precoce, que é quando o organismo faz uma capa protetora em volta dessa prótese. Com a espessura dessa capa aumentando, acontece uma contratura capsular”, explica.
TRATAMENTO
Quando o problema é diagnosticado, a recomendação é a troca imediada do implante. Para isso, é necessário que o paciente vá ao centro cirúrgico para a retirada do implante, limpeza médica e, claro, substituição da prótese.
“É uma cirurgia simples e tranquila, com uma rápida e tão boa quanto a cirurgia convencional de colocação de prótese de silicone”, ressalta o médico.