A gelatina ganhou a fama de ser o alimento número 1 quando o assunto é dieta. Não à toa. Além de ser gostosa e ter pouquíssimas calorias, ainda ajuda a diminuir aquela vontade enorme de comer doces. Para melhorar ainda mais, custa pouco e é fácil de preparar.
Mas se engana quem pensa que ela deve ser consumida apenas por quem está preocupado com os ponteiros da balança. Segundo a nutróloga Valéria Goulart, os seus benefícios vão além do controle de peso. Se consumida regularmente, a sobremesa auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Também melhora a elasticidade da pele e fortalece ossos, unhas e cabelo. Não pense duas vezes antes de incluir esse docinho do bem em seu cardápio.
BOAS RAZÕES PARA COMER GELATINA
* Fonte de colágeno, é um excelente agente cicatrizante, ajuda no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose, além de fortalecer pele, unhas e cabelos.
* Alimento composto praticamente por aminoácidos, também fortalece a musculatura do coração, garantindo a força de bombeamento de sangue.
* Rica em proteínas e com baixa caloria (a versão normal tem 60 calorias em cada 100 g. A versão light tem apenas 10), sacia a fome e dificulta a absorção de carboidratos e gordura pelo estômago e intestino.
COMO E QUANTO CONSUMIR?
A gelatina pode ser consumida ao natural ou misturada a outros alimentos. Coma dois potes de sobremesa por dia ou bata no liquidificador 1 colher (sopa) de gelatina em pó com 1 pote de iogurte.
DICA ESPERTA
Quem sofre de insuficiência renal deve consumir gelatina com moderação, para não sobrecarregar os rins. Consulte sempre o seu médico antes.