Juliette e Duda Beat lançaram a música ‘Magia Amarela’ na madrugada desta quarta-feira (18) e foram acusadas de plagiar um trabalho premiado de Emicida, o ‘AmarElo’. Não demorou muito para que fãs notassem a semelhança visual entre as duas composições e fizessem comparações. “Nosso jurídico vai trabalhar”, disse o produtor do rapper.
‘Magia Amarela’, de Juliette e Duda Beat, utiliza o mesmo conceito do álbum ‘AmarElo’ de Emicida, de brincar com as palavras Amarelo, Amar e Elo. “A cor da vida é Amar Elos reais”, diz o single das cantoras. “O amor […] cria o elo/ Dizem que o amor é AmarElo”, é o trecho de uma das músicas do rapper no álbum ‘AmarElo’.
— andreza delgado (@andrezadelgado) October 18, 2023
Além disso, a capa do single utiliza os vitrais da tour AmarElo, além de uma tipografia muito parecida. Tais semelhanças foram apontadas também por Evandro Fióti, diretor, compositor, produtor e irmão de Emicida, que se manifestou nas redes sociais sobre o plágio.
“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!”, escreveu no Twitter.
Sabre apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética?
Então, esse mercado tem bem pouco.
Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso juridico vai trabalhar! https://t.co/0j4hYOTTrJ— Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, ñ quero hate em cima da Juliette ou Duda.
— Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Depois, em uma live, ele mostrou sua indignação. “Tem artista que mal lançou um disco e em um ano já ganhou o Grammy. A gente levou 12 anos pra ganhar um Grammy e o trabalho acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo? Só que essa não é a arma que a gente vai usar. A gente vai usar a diplomacia”, disse.
De acordo com Evandro, a música de Juliette e Duda Beat faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca. “Essa parte é mais chocante ainda. Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou em um acordo do cronograma, do prazo e do financeiro”, explicou.
Em live, Evandro Fióti comentou sobre a acusação de plágio envolvendo o single ‘Magia Amarela’ de Juliette e Duda Beat. “Mais uma vez a branquitude se une sem ética nenhuma pra se apropriar de criações de pessoas negras. É um absurdo”, declarou Fióti. pic.twitter.com/2ksAM9xnpe
— ARTH (@anthunesarth) October 18, 2023
“A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e esse trabalho acabou de ser roubado conceitualmente”, declarou Evandro Fióti. O músico contou que ‘Magia Amarela’, de Juliette e Duda Beat, faz parte de uma estratégia de reposicionamento de um MARCA. pic.twitter.com/IfMNRCV1hN
— ARTH (@anthunesarth) October 18, 2023