José de Abreu, de 75 anos, está disposto a apostar na vida política. O ator revelou que irá deixar a carreira de artista para se candidatar a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, nas eleições de 2022.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, divulgada na última quinta-feira (14), o ator disse que quer reerguer o país. “Vou abrir mão da minha carreira, do que eu mais amo fazer, que é representar, para ajudar o Lula a reconstruir o Brasil e o [Marcelo] Freixo (PSB) a reconstruir o Rio de Janeiro”, afirmou.
No entanto, o próprio Lula é contra a decisão de José de Abreu. “Ele acha que hoje, como ator da Globo, eu calço 47 [em influência de importância]. Se for deputado, vou calçar 33, pois serei do baixo clero do Congresso [ao se integrar a um colegiado em que será um entre 513 parlamentares]”, revelou o ator.
Já José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e amigo do ator, mostrou-se favorável à escolha de Abreu. “Ele diz que, além de seguir calçando 47, vou somar os 33”, afirmou.
Vale lembrar que José não tem mais contrato fixo com a Globo. Ele apenas atuará em projetos fechando contratos por obra. A próxima novela dele é a inédita ‘Um Lugar ao Sol’, que está prevista para estrear em novembro, na faixa das 21h.
Em novembro passado, o artista sugeriu que poderia até mesmo se candidatar à presidência. Além disso, em março deste ano, o ator já havia se colocado à disposição do PT para concorrer a cargos políticos.