A influenciadora Isabela Crociolli, participante do reality show ‘Game dos Clones‘ (Amazon) abriu o jogo sobre casos de assédio que sofreu no Instagram. Ela conta que já recebeu inúmeras fotos indesejadas e chegou a ser perseguida e ameaçada por alguns seguidores. “Alguns criam uma história como se existisse um relacionamento meu com eles. Às vezes, fico até com medo de publicar as localizações nos meus posts e stories. Também recebo muitas fotos eróticas, infelizmente”, afirma à AnaMaria Digital.
No começo, ela apenas ignorava as abordagens. Como essa situação se tornou constante, passou a bloquear os perfis mais insistentes e já registrou até mesmo boletins de ocorrência. “Não tenho interesse nenhum em ver esse tipo de conteúdo. Quando leio comentários pesados, bloqueio na hora. É triste que existem pessoas criando perfis fakes e perdendo o tempo tentando prejudicar alguém, sem respeitar a sua felicidade”, lamenta.
Ela alerta para a seriedade do assunto e o fato do assédio ser considerado crime, mesmo em ambiente virtual.
“A gente não pode se acostumar e aceitar comentários desrespeitosos, como ‘gostosa’ ou ‘delícia’. Alguns homens acham que, ao mandar mensagens mais quentes, eles estão simplesmente ‘dando em cima’. Mas não quero ser vista como marmita por ninguém, pois tenho o meu valor”, desabafa.
Em sua visão, um dos motivos para essa realidade ainda persistir é o ego envolvido na exposição online quando publicamos algo na internet.
“O mundo online faz muitos viverem em um mundo narcisista. Certas pessoas até gostam de ser assediadas, pois o ego vai lá em cima. Mas não é saudável nem para quem posta e nem para quem comenta. Enxergo que falta muito conteúdo nas redes sociais, mas super entendo, pois nem todos estão preparados para isso. A minha paz de espírito não tem preço que pague, então procuro ficar alimentando minha mente com outras coisas”, acrescenta.
Isabela reforça a importância de denunciar casos de assédio: “Somente assim essa realidade pode mudar no futuro. Realmente acho que as plataformas virtuais, com o tempo, vão precisar se adequar e punir perfis que cometem esses crimes virtuais”.