Henrique Barreira fez sua estreia não só na televisão aberta interpretando Fred na novela ‘Vai na Fé’, mas também no streaming com o papel de Vicente na série ‘A Vida Pela Frente’, do Globoplay, lançada no último dia 22. O personagem, no entanto, deu trabalho e exigiu mudanças do próprio ator. “Comecei a fumar”, revela o artista.
Dirigida pela atriz Leandra Leal, a série é ambientada entre 1999 e 2000, e mostra os dilemas atemporais da transição da adolescência para a vida adulta, como sexualidade, saúde mental, drogas, festas e várias outras pautas.
Na história, Henrique interpreta o ‘badboy’ Vicente, que permitiu ao ator mostrar novos lados de sua atuação. “Foi muito difícil de interpretar porque, diferentemente do Fred, ele tem um lado violento e bruto, com um estereótipo dos anos 1990 de badboy. Mas também foi incrível, porque ele tinha muito menos filtro, é muito mais impulsivo, agressivo e sem noção. O Fred, apesar de ser sem noção, é muito mais polido. O Vicente é ‘pé na porta’”, declara o rapaz em entrevista exclusiva para AnaMaria Digital.
O personagem, inclusive, exigiu que o ator mudasse e até adotasse novos comportamentos. “Eu tinha um cabelão enorme e cacheado, tive que raspar a cabeça. Também fiquei com uma barbicha, engordei um pouco e comecei a fumar por causa do Vicente. Foi uma loucura no meu primeiro set profissional”, conta.
Ele, que estava no elenco de ‘Malhação’ e precisou ver a novela teen ser cancelada em 2020, acabou passando no teste de ‘A Vida Pela Frente’ logo após o projeto acabar. Depois, Henrique conseguiu entrar para ‘Vai na Fé’, que estreou antes mesmo da série do Globoplay.
“O Vicente foi uma surpresa boa porque ele não é protagonista, mas ele tem espaço para eu mostrar meu trabalho. Foi interessante poder colocar na tela esse lado bruto, violento, que eu nem sabia que eu tinha, mas à serviço da dramaturgia, claro”, destaca.
NA TELEVISÃO E NO STREAMING
Com dois trabalhos no audiovisual, Henrique afirma que Fred desperta uma memória afetiva, já que ele sempre gostou de novelas. “Toca num lado meu de infância muito forte, de ver novela com a minha família, de ver que eu poderia fazer. Foi uma coisa muito forte porque é um alcance muito grande, é nacional, então o retorno do público é muito rápido.”
Apesar de ser diferente, Vicente e ‘A Vida Pela Frente’ acabaram despertando memórias no ator. “O lançamento da série foi no meu cinema de infância, então eu tive a experiência de entrar no lugar que eu frequentava, onde eu me apaixonei por esse universo de ver histórias numa tela. De repente, eu me vi ali. Foi a sensação de um ciclo que só continua. É muito gratificante, fico muito feliz de poder fazer parte”, garante.