O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (11), que os funcionários públicos federais terão horários especiais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O documento é assinado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Segundo as informações publicadas no Diário Oficial da União, nas partidas que começam às 13h, funcionários poderão sair às 11h. Enquanto nos jogos das 16h, o expediente terminará às 14h. Caso algum jogo do Brasil comece ao meio-dia, o que só pode acontecer na fase de mata-mata, não haverá expediente.
Apesar da norma ser indicada para os funcionários dos serviços públicos, normalmente, a definição também atinge outras esferas e até mesmo para empresas privados.
A portaria também informou que os empregados que optarem pelo expediente reduzido, que é facultativo, terão que compensar os horários pedidos entre 1º de dezembro de 2022 até 31 de maio de 2023.
OS JOGOS
O Brasil joga às 16h contra Sérvia e Camarões, no primeiro e último jogo da fase de grupos, respectivamente. Nesse caso, os trabalhadores serão liberados às 14h. Enquanto o segundo jogo da Copa será às 14h, quando enfrenta a Suíça, e o horário de trabalho vai apenas até 11h.
Com a provável classificação, os nomes escolhidos por Tite voltam a jogar às 16h nas oitavas de final independentemente da posição na fase de grupos. As quartas de final serão disputadas ao meio-dia. As semifinais serão às 16h e a grande final, ao meio-dia do dia 18 de dezembro, um domingo.