No dia 2 de fevereiro de 2023 a televisão brasileira perdia aquela que é considerada um dos maiores símbolos do telejornalismo: Glória Maria. A jornalista marcou a história com uma carreira inspiradora e suas reportagens irreverentes em diversos países do mundo. Em 2019, ela participou do programa ‘Altas Horas’ e revelou que já conheceu 163 países.
“Quando comecei a viajar, eu era muito pobre, então não tinha dinheiro para conhecer o mundo. Eu comecei a viajar pela TV Globo, com 16 para 17 anos, e aí fiz do mundo o meu espaço”, contou ela em conversa com Serginho Groismann.
“Comecei a viajar profissionalmente. A primeira viagem que eu fiz, fui para os Estados Unidos, em Washington, e para cobrir a posse do presidente Jimmy Carter. Não lembro o ano, não tenho ideia. Como repórter do Jornal Nacional”, afirmou Glória sobre o primeiro presidente democrata eleito em anos no país. Depois dessa viagem, não parou mais.
Sobre quantos países visitou durante sua carreira, a comunicadora revelou um número impressionante: “Olha, tem um menino do Fantástico, o Bertinho, que ele sabe todas as minhas viagens e ele contabilizou. A gente já chegou em 163 países”.
“Quando você começa a achar que está terminando o mundo, eles subdividem. Por exemplo, fui para a Iugoslávia, hoje separou e tem oito países. Croácia, Eslovênia… Então quando eu penso que eu estou chegando lá, parece que eles estão lendo meu pensamento, e eles fazem mais.”
Em 2022, novamente durante participação no programa de Serginho Groismann, o apresentador perguntou para Glória se existe algum país que ela não visitou, mas gostaria de conhecer: “Tem alguns, óbvio. Após a mudança do mundo, eu não estou mais preocupada com o lugar. É claro que não vou continuar subindo o Himalaia, pulando de ‘bungee jump’, passando de um balão para outro, isso é passado e passado é história. Agora eu quero uma coisa chamada ‘Outro olhar’, porque eu, definitivamente, mudei o meu olhar para o mundo, para a vida, para as pessoas, para tudo.”