As falas preconceituosas de Cássia Kis sobre relações homoafetivas, adoção e aborto repercutiram mal para a TV Globo. Por isso, a emissora decidiu vetar a participação da atriz em alguns de seus programas, realizando uma “operação cala boca”.
Segundo a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a ordem é que as atrações – como o ‘Encontro’, ‘Mais Você’, ‘Domingão com Huck’ e ‘Fantástico’ – não deem espaço para a artista explicar suas declarações.
Além disso, o Gshow, site oficial do canal, teria sido proibido de procurar a intérprete de Cidália, em ‘Travessia’, até mesmo para comentar sua participação na novela, temendo que ela voltasse a causar polêmica e prejudicasse ainda mais a audiência da novela.
ENTENDA
Cássia Kis deu uma entrevista a Leda Nagle e declarou suas opiniões a cerca de algumas pautas polêmicas da sociedade brasileira atual, na última quarta-feira (26). Durante o bate-papo com a jornalista, a atriz foi homofóbica, criticou o aborto e condenou o uso de anticoncepcionais. As falas da artista não repercutiram bem entre diversos internautas, que pediram seu afastamento da novela ‘Travessia’, da TV Globo.
Ao falar sobre a formação da família, Cássia lamentou os lares com filhos únicos, ou até mesmo sem herdeiros. Neste momento, ela condenou o uso de métodos contraceptivos. “Para esses jovens, fazer um aborto, tomar uma pílula do dia seguinte, um anticoncepcional é muito fácil, porque eles não têm a referência do bebê, da vida dentro da barriga. Isso é grave, muito grave”, disparou.
Já é de conhecimento que a atriz é contra o aborto. Isso porque na década de 1980, ela interrompeu a primeira gravidez e acabou se arrependendo. Desde então, a artista trava uma luta contra a legalização. Vale lembrar que no Brasil, o aborto é um direito da mulher até os três meses de gestação ou com qualquer tempo em casos de estupro e risco de morte para a mãe.
Ainda na pauta de formação familiar, Cássia foi homofóbica ao insinuar que relações só devem existir para gerar herdeiros. “Não existe mais homem e mulher, mas mulher com mulher e homem com homem, e homem com homem não dá filho, nem mulher com mulher. Como a gente vai fazer?”, declarou ela.
Apoiadora do candidato Jair Bolsonaro (PL), a atriz ainda reforçou uma fake news sobre ideologia de gênero nas escolas. “Eu recebo imagens inacreditáveis de crianças se beijando. Duas meninas se beijando dentro de uma escola, onde há um espaço chamado ‘beijódromo’. O que está por trás? Destruir a família!”, afirmou. “Eu nem sabia que existia isso”, disse Leda.
Diante de tais declarações, internautas se revoltaram e pediram para que a Globo retirasse a atriz da novela das 21h, ‘Travessia’, de Gloria Perez. Confira alguns comentários:
É impressionante como bolsonarista se sente a vontade para demonstrar publicamente todo seu ódio contra a população população LGBTQI+. Agora foi a Cássia Kis, que está em destaque na novela das 9 da rede Globo, que despejou todo seu ódio LGBTfóbico em uma live.
— Uma Outra Opinião (@umaoutraopiniao) October 27, 2022
Ontem vi um videozinho da Reshina Taurt c/um adesivo do Bozo num carro. Deu até pena
Hoje leio a fake news da Cassia Kis de q existem beijódromos em escolas p/ ensinar identidade de gênero às crianças. Uma releitura da mamadeira de piroka
Deozolivre ficar sem medicamento assim
— Nilson Xavier (@Teledramaturgia) October 27, 2022
Até agora eu não acredito na Cássia Kis neste papel de Regina Duarte. Só pode ser uma pegadinha, um meme, não é possível. Foi abduzida por ET’s malignos que estão usando seu corpo? Tempos estranhos, muito estranhos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) October 27, 2022