Os fãs de Gilberto Gil podem comemorar, porque o cantor recebeu, nesta quinta-feira (11), o título de ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras (ABL). Após uma votação, o músico venceu de 21 a 34 votos contra o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daudt, que não levou nenhum.
”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, afirmou o Acadêmico Marco Lucchesi, Presidente da ABL.
Vale destacar que, antes de Gilberto Gil, quem ocupava a 11ª cadeira da ABL era o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu no dia 27 de maio de 2020. Com as mortes, neste ano, de Alfredo Bosi (que ocupava a 12ª cadeira), Marco Maciel (39ª) e Tarcísio Padilha (2ª), até o final de 2021, a Academia deve eleger os novos ocupantes.
Recentemente foi Fernanda Montenegro quem ganhou um título da ABL. Na ocasião, a rainha da dramaturgia recebeu 32 dos 34 votos possíveis, sendo dois deles votos em branco. A posse da 17ª cadeira deve acontecer em março de 2022, quando a ABL volta do recesso de fim de ano.
AGRADECIMENTO
Gilberto Gil usou suas redes sociais para agradecer o título e compartilhar sua felicidade por receber tal honra. O cantor publicou uma foto em que ele aparece em um fundo preto e usando roupas pretas. Todo galã, o veterano, de 79 anos, deu um sorrisinho de lado enquanto encarava as lentes da câmera do fotógrafo Fernando Young.
“Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu na legenda.
Não faltou elogios e felicitações no setor de comentários por parte de seus fãs, amigos e familiares. “Todo o mérito a quem nos encanta com cada palavra!”, disse um internauta. “Muito merecido!”, celebrou outro. “Mestre maravilhoso, parabéns”, disparou mais um.
Confira: