Elisa Annenberg-Paglia gerou polêmica nas redes sociais ao publicar um vídeo sobre sotaque paulistano em seu perfil do TikTok. O motivo foi que os internautas se irritaram com a atriz e associaram seu modo de falar à realidade em que cresceu em São Paulo (SP) sendo filha dos jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia.
No vídeo, Elisa brinca de repetir algumas palavras consideradas estranhas pelos seguidores no sotaque paulistano. “A grande diferença do sotaque paulista para os outros sotaques é que a gente fala com a boca mais fechada e a gente joga todos os sons para o anasalado”, começou explicando.
Em seguida, ela completou: “Se eu abrisse mais a boca e eu falasse com o maxilar mais relaxado, eu teria menos sotaque do que eu normalmente tenho. Principalmente quando eu estou fazendo vídeos aqui, eu normalmente estou mais cansada e eu não abro tanto a boca para falar. Ou seja, meu sotaque aparece ainda mais”.
O restante do vídeo consiste em Elisa repetindo palavras como ‘semana’, ‘estacionamento’ e ‘mano’ em tons diferentes. Ela concluiu: “Acho que eu consegui diferenciar um sotaque do outro, não tenho certeza”.
Não demorou para que a publicação da filha de Sandra Annenberg ultrapassasse as barreiras do TikTok e chegasse a outra rede social, o Twitter. Foi lá que o vídeo viralizou e rendeu uma chuva de críticas – tanto ao sotaque paulistano quanto à postura da atriz frente às diferentes realidades em São Paulo. Por outro lado, teve quem defendeu a jovem artista.
Vale destacar que Elisa Annenberg-Paglia tem 19 anos e estuda artes cênicas em Nova York, nos Estados Unidos. Ela explicou que seu sotaque ficou ainda mais forte após se mudar para fora do Brasil. Atualmente, a atriz acumula mais de 214 mil seguidores no TikTok com vídeos sobre a faculdade e a vida no exterior.
Confira o vídeo da filha dos jornalistas e a repercussão nas redes sociais:
ela eh literalmente filha da sandra annenberg claro q vai falar com esse sotaque horroroso de paulistano mimado https://t.co/tJs51YoUDk
— juli@ (@_jupadial) May 4, 2023
Coitada da filha da Sandra Annenberg que fez um vídeo inofensivo e agora tá sofrendo hate por ter sotaque paulista e não ser pobre https://t.co/qP47zwJpHI
— Co-CEO Waystar Royco™ (@diesonnenlicht) May 4, 2023
Fazer um vídeo de sotaque PAULISTANO e não saber a diferença entre paulista e paulistano é foda.
Vc é paulistana e seu sotaque horrível
A maioria do estado de sp pode até ter sotaque feio, mas não é assim igual PAULISTANOOOO MEO https://t.co/sc1UxcLXbY— Gabriela Lira (@gabliraa) May 4, 2023
Mano se uma pessoa que fala assim comigo,meto logo dois soco na boca só pra ficar garoto
— GOEABA. (@Luvas_aves) May 3, 2023
Eu falo assim desde sempre, não sou rico (pelo contrário) e sou da região da Mooca/Tatuapé. Isso é influência da imigração italiana. Não é algo forçado. É natural. Inclusive na faculdade com gente de outros Estados era comum acharem q era “inventado” antes de me conhecer.
— Rafael ‘lost moments in the rain’ (@thunder_rafael) May 4, 2023