Fernanda Montenegro terá sua cadeira na Academia Brasileira de Letras em 2022. A atriz tinha se candidatado para a cadeira 17 e, como não teve concorrentes, garantiu a sua vaga ao lado de grandes nomes da história cultural brasileira.
Com nada mais nada menos que 80 anos de carreira, Fernanda é a única brasileira indicada ao Oscar como Melhor Atriz. Além disso, também recebeu um Emmy Internacional por seu trabalho em ‘Doce Mãe’ (2013).
A cadeira será oficializada no próximo dia 4 de novembro, porém, a posse será apenas em março de 2022, quando a Academia retornar do recesso. Sendo assim, Fernanda Montenegro será imortalizada, com uma grande história de sucesso.
COMO FOI O PROCESSO
No dia 5 de agosto, a atriz enviou uma carta para o presidente da instituição, Marco Lucchesi, se inscrevendo para uma das quatro vagas que foram abertas.
A assessoria da artista ainda informou que a iniciativa foi da própria atriz. Gilberto Gil também está na disputa para uma cadeira, de acordo com informações do G1.
A Academia Brasileira de Letras tem essas vagas disponíveis desde a morte de Afonso Arinos, Murilo Melo Filho, Alfredo Bosi e Marco Maciel, uma vez que a cadeira é vitalícia até que o titular venha a falecer. Sendo assim, as vagas são disponibilizadas novamente.