Um dos melhores jogadores da atual temporada, Vinicius Jr. voltou a virar assunto por um tema extracampo: mais uma vez, o brasileiro foi vítima de racismo na Espanha. Após o episódio, o jogador recebeu o apoio de diversos anônimos e famosos.
Ele usou as redes sociais para desabafar sobre o caso logo ao final da partida disputada no último domingo (21). O atacante do Real Madrid lamentou a frequência com que o campeonato, antes conhecido por ser lar de muitos craques, é palco de episódios preconceituosos.
Além de Maju Trindade, que expressou sua solidariedade durante o Fantástico, nomes como Anitta, Kaká, Gabriel Medina e Felipe Neto também demonstraram apoio a Vini Júnior nas redes.
Lula usou parte de seu discurso para o G7 para comentar o caso: “Um menino pobre que venceu na vida. Um dos melhores jogadores do mundo e do Real Madrid. Não vamos permitir que o racismo tome conta dos estádios de futebol”, prometeu o presidente da República.
O CASO
Na partida em questão, válida pelo Campeonato Espanhol, Vini foi alvo de gestos e gritos de macaco da arquibancada adversária. Antes de discutir com os torcedores preconceituosos, ele até tentou denunciar o criminoso para o árbitro, que nada fez.
Os cânticos de “mono”, macaco em espanhol, voltaram cerca de dez minutos depois – o locutor do estádio pediu para que os torcedores parassem, sem sucesso. Já no final da partida, o brasileiro discutiu com o goleiro rival, levou um mata-leão e foi expulso após acertar o rosto de um dos adversários.
Indignado, Vinicius deixou o campo provocando a torcida do Valência com o número dois nas mãos, em referência à luta do time contra o rebaixamento para a segunda divisão. O Real Madrid perdeu a partida por 1×0, gol marcado logo no primeiro tempo.
O dublador @gustavomachadog fez a leitura e reproduziu as falas de Vini Jr no episódio desse domingo.
Destaque também para as falas de Lucas Vázquez, que confrontou. pic.twitter.com/asykBzOVmp
— ⚽ (@DoentesPFutebol) May 22, 2023
É intolerável que o Vini Jr siga sofrendo racismo em campo e ainda seja expulso! Ele tem tido muita coragem de denunciar e a La Liga precisa começar a punir esse absurdo. “No es fútbol, és @laliga“
Toda solidariedade ao @vinijr pic.twitter.com/pXLfINYeV1— Luciana Genro (@lucianagenro) May 21, 2023