A morte do dramaturgo Zé Celso, aos 86 anos, nesta quinta-feira (6) deixou inúmeros artistas tristes. Ícone do teatro, ele faleceu após sofrer um incêndio em seu apartamento em São Paulo (SP). Diante da notícia, diversos famosos prestaram suas homenagens e se despediram. “Céu em festa”, disseram.
Por meio das redes sociais, nomes dos meios artístico e político fizeram homenagens e comentaram a importância de Zé Celso para a cultura brasileira. Ele é o fundador do teatro Oficina, um dos grupos mais antigos do país, existente há 65 anos.
O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do…
— Lula (@LulaOficial) July 6, 2023
Morreu Ze Celso. RIP. O teatro chora.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) July 6, 2023
Zé Celso, querido. Que triste saber dessa morte.
— Laerte Coutinho (@LaerteCoutinho1) July 6, 2023
Essa foto é de um comício do Haddad, estou lá atrás entre Antonio Grassi e Zé Celso, Conceição Evaristo e na frente a esquerda Lucelia Santos! Viva Zé Celso! Vamos pensar positivo pela recuperação do nosso mais importante homem de TEATRO!🇧🇷👊❤️ pic.twitter.com/KbHmPEoPGq
— paulo betti (@paulobetti3) July 5, 2023
Zé Celso marcou a história do Brasil e seu legado será eterno! Nossos sentimentos a familiares, amigos e admiradores. #EquipeGil pic.twitter.com/2nVF9AZwEU
— Gilberto Gil (@gilbertogil) July 6, 2023
Que dia triste. Uma perda imensa para o teatro e para o Brasil. Todos os aplausos para você são poucos. Viva Zé Celso!
— Babaioff (@babaioff) July 6, 2023
José Celso Martinez escreveu uma rica história pessoal e para o Brasil. Irreverente, provocativo e dono de uma enorme capacidade inventiva, Zé Celso tornou o Teatro Oficina um patrimônio da cultura brasileira e um celeiro de talentos para nossos palcos. pic.twitter.com/GASU9dwvmL
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) July 6, 2023
Zé Celso foi internado na manhã da última terça-feira (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas após ter o corpo queimado em 60% no incêndio em seu apartamento. O estado de saúde do dramaturgo piorou na última quarta-feira (5), quando desenvolveu insulficiência renal.
De acordo com o boletim de ocorrência obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, o incêndio começou com um aquecedor elétrico no quarto de Zé Celso. O fogo, então, teria se espalhado rapidamente pelo apartamento.
Com dificuldades para se locomover, o dramaturgo não conseguiu fugir das chamas e ficou gravemente ferido. Ele foi levado ao Hospital das Clínicas às pressas, porém não respondeu aos tratamentos.
Outras três pessoas estavam no local: seu marido Marcelo Drummond, e os atores Victor Rosa e Ricardo Bitencourt. Eles também ficaram feridos, mas com menos gravidade. O trio foi atendido em um posto de saúde e estão sob observação médica.