A morte de Isabel Salgado abalou o mundo dos esportes e da política, nesta quarta-feira (16). A ex-jogadora de vôlei foi nomeada ao governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva há apenas dois dias, porém não resistiu a uma bactéria no pulmão e faleceu aos 62 anos.
Nas redes sociais, muitos amigos e colegas de profissão dedicaram homenagens póstumas em despedida à ex-atleta. Entre eles, estavam: Astrid Fontenelle, Ana Moser, Bernardinho, Bruno Resende, Eri Johnson, Glenda Kozlowski e Luigi Baricelli e o próprio presidente eleito.
Confira mensagens dos famosos:
Astrid Fontenelle, apresentadora: “O universo nos tirando mais uma mulher incrível, poderosa, gata, politizada. Isabel , do vôlei, do Brasil, faleceu hoje. Tava na equipe de transição, tava bem. Uma forte gripe a derrubou. NÃO era Covid, mas sim uma dessas bactérias loucas, assassinas. Não tem como não ficar abalada. Mais uma das minhas musas. Queria ter a força dela, a garra dela. Aos familiares, aqueles filhos lindos, meus abraço de mãe”
Ana Moser, jogadora de vôlei e também integrante da equipe de transição: “Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto”.
Bernardinho, ex-jogador de vôlei e técnico: “Muita tristeza com sua partida, tão prematura e inesperada. Atleta incrível, mulher de fibra, grande amiga e super mãe”.
Bruno Resende, capitão da Seleção Brasileira de vôlei: “Não tenho palavras para descrever esse momento! Isabel, uma pessoa maravilhosa, sorridente e de bem com a vida… Vai com Deus. Te amamos!”.
Eri Johnson, ator: “Que notícia triste, meu Deus do céu… A Isabel foi uma mulher admirável, uma atleta maravilhosa que nos deu muito orgulho. Que Deus a receba com muito amor”.
Glenda Kozlowski, jornalista: “Se eu um dia eu quis jogar vôlei foi por causa dela e da Jacky! O esporte perde uma voz importante. Muito mais do que talento… que era excepcional… Isabel tinha postura. Tinha coerência. Tinha ideal. Tinha personalidade. Inteligente. Divertidíssima. Lutou pelos direitos do esporte. Lutou pela imagem e valorização da mulher atleta. Da mulher e os seus direitos e liberdade. Isabel sempre foi uma mulher à frente do nosso tempo. Nossos encontros eram sempre com conversas profundas sobre a vida, educação, filhos, netos e o futuro do esporte. Aprendi tanto com ela… Hoje é um dia muito triste”.
Luigi Baricelli, ator: “Isabel do Vôlei foi para o Monte Olímpico, com os gigantes pela própria natureza, és bela, anjo que representou como uma mulher de garra os brasileiros por toda sua vida. Paz Profunda irmã querida”.
Luiz Inácio Lula da Silva, futuro presidente do Brasil: “Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino (…) Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei”.