O nome de Fábio Porchat está entre os assuntos mais comentados do Twitter desde a última quarta-feira (17), quando ele saiu em defesa de Léo Lins e foi detonado na web. Entenda a situação a seguir!
Tudo aconteceu por Léo Lins teve um vídeo removido do YouTube e foi proibido pela Justiça de fazer piadas com minorias, algo que foi criticado por Porchat. “Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada”, disparou o apresentador.
“Quem foi lá assistir ao Léo adorou. Riram muito. Quem não gostou das piadas são os que não foram. Pronto, assim que tem que ser. ‘Ah, mas faz piada com minorias…’ E qual o problema legal? Nenhum. Dentro da lei pode-se fazer piada com tudo tudo tudo. Não gostar de uma piada não te dá o direito de impedir ela de existir”, disse.
Fábio destacou que o humorista tem o direito de fazer piada com tudo. “Mesmo que você despreze tudo o que ele diz, ele tem o direito de dizer. Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem”, defendeu Porchat.
“Não confundam “não gosto dele” com “ele não pode falar”. Não entrem nessa conversa com a emoção, entrem com a razão”, concluiu o apresentador.
Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas aí é só não assistir. Quem foi…
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) May 17, 2023
O longo pronunciamento do humorista já alcançou mais de 19 milhões de perfis na rede social. No entanto, não foi bem visto por boa parte dos internautas, que dispararam críticas a ele. Confira algumas reações:
Queria ver o Fábio Porchat fazer no Papo de Segunda, programa dele do GNT, exatamente as mesmas piadas que o Lins faz no show de comédia dele.
Faz lá, Fábio! Na frente do Emicida pra gente ver.— Júlia é a Valentina dos anos 90✨ (@masqueperigo) May 18, 2023
“se a piada não incitou ódio e a violência é só uma piada” a piada: pic.twitter.com/uqsDIe6SSe
— bells (@todebells) May 17, 2023
Todo esse chilique dos humoristas também serve pra lembrar que os “aliados antirracistas” são, acima de tudo, brancos. Quando Porchat diz que alguém tem “o direito de ofender” é porque o ofendido historicamente não é ele, nem os seus. Aí realmemte fica fácil.
— Marcelo David Macedo (@mdavidmacedo) May 17, 2023
Esse é o tipo de “piada” do show do Léo Lins, que o Fábio Porchat saiu para defender.
Lembrem-se! Nem todo mundo que finge que está do nosso lado, seja na política, na cultura, ou nas questões sociais, são de fato, aliados… pic.twitter.com/SmdvFdBFi4— Matheus Felippe (@matheusfelipper) May 17, 2023
A Tatá Werneck e o Paulo Vieira são a prova viva de que pra fazer comédia não precisa humilhar ninguém, ofender minorias ou qualquer coisa do tipo
Obrigado Paulo e Tatá por carregarem o humor brasileiro nas costas pic.twitter.com/Od2TgKv1bg
— Gabriel Campos (@gabscmps) May 17, 2023