Logo após a novela ‘Travessia’, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva se enfrentam pela última vez antes das votações do próximo domingo (30). Os presidenciáveis vão se encontrar a partir das 21h30, durante o Debate da Globo, comandado por William Bonner.+
No primeiro turno, os candidatos se encontraram nos debates promovidos por Band e Record, além da própria Globo. E em todos, trocaram diversas acusações. Desde a confirmação do segundo turno entre os dois, Bolsonaro e Lula só estiveram frente à frente em uma única oportunidade: o debate da Bandeirantes.
Após o candidato do PT optar por não comparecer aos debates do SBT e Record ao longo da última semana, a programação prevista foi transformada em sabatinas com o atual presidente e fez com que o último encontro entre os presidenciáveis, na Globo, ganhasse ainda mais importância.
Ao contrário dos últimos debates protagonizados pelos dois adversários, pautados, principalmente, por corrupção e costumes, o encontro de hoje será focado na economia do país. A jornalista Bela Megale, do jornal ‘O Globo’, aponta que a expectativa é de que Bolsonaro ataque o adversário na esfera econômica enquanto Lula retribua explorando o salário-mínimo, a alta dos preços e a volta da fome.
A transmissão será ao vivo e, além da Globo, o canal da TV fechada GloboNews e o portal g1 também irão transmitir o debate. Também será possível acompanhar pelo Globoplay, serviço de streaming do grupo.
REGRAS DO DEBATE
O último debate entre Bolsonaro e Lula será dividido em cinco blocos com diferentes formatos. O primeiro e terceiro terão duração de 30 minutos com temas livres. Cada um dos dois candidatos terá 15 minutos e deverá dividir o tempo disponibilizado entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, tal como fizeram no modelo adotado pela Band.
O segundo e o quarto blocos serão de temas definidos pela produção e terão duração total de 20 minutos, divididos em dois debates. Os candidatos deverão escolher entre seis assuntos exibidos em um telão e cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição.
No último bloco, Lula e Bolsonaro vão fazer as considerações finais na última tentativa de convencer o eleitor. Vale lembrar que todas as regras foram acordadas e aceitas por representantes das campanhas dos dois candidatos.