Mesmo após vencer o BBB 24 e levar para a casa o maior prêmio da história do reality show da TV Globo, Davi anseia pelos motivos que o fizeram entrar na casa mais vigiada do Brasil em primeiro lugar. O baiano, que sonha em ser médico, revelou que deseja se tornar cirurgião geral.
“Quero entrar na faculdade de Medicina, me tornar um doutor. Quero ser um médico-cirurgião e me especializar nas áreas”, disse ele, após o fim do programa. Para isso, o campeão já sabe como traçar seu caminho em busca de uma carreira: “Estudar mais, fazer um mestrado, um doutorado, um pós-doc e por aí vai. Minha meta é ser um cirurgião geral e, com fé em Deus, não parar de estudar.”
Após se tornar nacionalmento conhecido, o ex-BBB destaca o objetivo de salvar vidas como o principal objetivo. “Eu quero seguir como cirurgião. Eu quero fazer cirurgias, quero salvar vidas. Para mim, vai ser um prazer poder operar pessoas, ver que as pessoas estão morrendo e Deus vai me usar para ser a solução para poder ajudar e salvar a vida dessas pessoas”, afirmou.
Em meio à polêmica com Mani, irmã de Davi, do BBB 24, diz: ‘Está com depressão’
APENAS 3% DOS MÉDICOS SÃO PRETOS
Ainda no BBB 24, Davi abriu o coração ao compartilhar os obstáculos que enfrenta como jovem negro e de baixa renda que sonha em cursar Medicina. Seu desabafo ressalta uma realidade marcada pela desigualdade racial no acesso à educação superior no Brasil, onde apenas 3% dos médicos são pretos, de acordo com o Conselho Federal de Medicina.
Para Davi, o sonho de cursar Medicina representa não apenas a realização pessoal, mas também a oportunidade de romper barreiras e inspirar outros jovens como ele. Em seu desabafo, ele destacou as dificuldades enfrentadas diariamente, desde o olhar discriminatório até a falta de recursos financeiros para custear os estudos.
“Virar doutor vai ser um sonho de infância. Só de pensar que vou chegar na faculdade com o carro, parar meu carro no estacionamento e ir pra faculdade estudar tranquilo, só focar em estudar e voltar pra casa… Focar nos estudos assim e dar orgulho pra minha mãe. Um jovem que nem a gente que é preto, pobre, a gente não tinha dinheiro…”, iniciou ele.
No entanto, um levantamento de Demografia Médica do Brasil, divulgado em 2020, revelou que apenas 3,4% dos concluintes de medicina em 2019 se autodeclararam negros. Enquanto isso, 24,3% se declararam pardos e 67,1% se declararam brancos.
Entenda aqui porque apenas 3% dos médicos são pretos no Brasil!