Se você foi uma criança que cresceu entre os anos 1980 e 1990, certamente já ouviu o boato sobre a música ‘Ilariê’, um dos maiores sucessos da carreira de Xuxa. A história é que a canção teria sido criada como uma espécie de pacto com o diabo, fazendo baixinhos e altinhos mundo afora entoarem um refrão não era tão inocente assim.
Em entrevista ao repórter Daniel Palomares, do UOL, o compositor da música de 1988, Cid Guerreiro, garante que a história por trás de “Ilariê” não tem nada a ver com pacto ou qualquer coisa relacionada ao diabo. Segundo ele, o rumor foi inventado por um pastor evangélico que tinha Xuxa como alvo.
“Falavam que era um ex-bruxo que virou pastor e espalhava que ‘Ilariê’ tinha a ver com ‘erê’, as crianças do candomblé, que a Igreja considera como pequenos demônios”, relembrou o compositor. De acordo com Cid, inventaram que era uma palavra de um dialeto africano, sendo que foi ele que inventou.
MAS QUAL É O SIGNIFICADO, AFINAL?
Segundo Cid, a palavra “ilariê” nada mais é do que uma de suas invenções a partir da palavra “hilária”, qualidade que ele via na apresentadora, sempre animada, feliz e alto astral.
Além de “Ilariê”, o álbum “Xou da Xuxa 3” também contou com outros hits como “Brincar de Índio” e “Abecedário da Xuxa”.
VERSÃO POLÊMICA
Mara Maravilha voltou a provocar a colega de profissão, Xuxa Meneghel, durante participação no programa ‘Morning Show’, da Jovem Pan. Na ocasião, a apresentadora comentou sobre a polêmica adaptação que fez da música ‘Ilariê’, da eterna Rainha dos Baixinhos.
Mara explicava aos apresentadores do programa sobre a paródia que havia cantado no programa do “Ratinho” (SBT) e que, na ocasião, quis provocar Sérgio Mallandro por considerá-lo um “baba ovo”, de acordo com as palavras da apresentadora.
Acontece que durante a atração do SBT, a morena pediu a permissão do apresentador para cantar sua versão do hit da mãe de Sasha, e foi alertada tanto por Ratinho quanto por Sérgio Mallandro que Xuxa ficaria brava. No entanto, a morena não deu ouvidos e cantou:: “Tá na hora, tá na hora, da lavagem cerebral. Eu ganhei um disco da Xuxa e virei débil mental”.
Na época, o assunto ganhou destaque nas redes sociais e os fãs da loira chegaram a falar que Mara Maravilha estava com inveja de Xuxa, que inclusive se pronunciou por meio de suas redes sociais e declarou sentir pena de Maravilha.
“Quando eu ouvi isso, me coloquei no lugar de uma pessoa com necessidades especiais. E te juro que fiquei triste. Como uma pessoa que trabalhou para criança fala isso? Só me dá mais pena dela”, declarou a loira.
Mara, vendo toda a proporção que o assunto tinha tomado, também se pronunciou por meio de um post em suas redes sociais: “Em atenção especial às últimas notícias vinculadas à minha participação no Programa do Ratinho, venho me retratar. Me perdoem os que se sentiram magoados”.