A atriz Claudia Raia, causou polêmica nas redes sociais por usar um termo ofensivo no ‘Mais Você’ desta terça-feira (4). Acompanhada do marido, o também ator Jarbas de Homem de Mello, os dois conversavam com Ana Maria Braga sobre o nascimento do filho, Luca. Em sua fala, porém, a artista acabou usando uma expressão capacitista.
Na conversa, durante o tradicional café da manhã do matinal da TV Globo, a estrela contava sobre o nascimento do caçula, hoje com cinco meses, quando usou o termo “retardados” para se referir a ela e o marido, que são não escondem seu lado babão e coruja pelo pequeno. A questão é que a expressão é ofensiva, porque é utilizada, em muitos contextos, de forma pejorativa contra pessoas com deficiência intelectual, o que é considerado capacitista.
O termo capacitismo foi criado em 1991 nos Estados Unidos e pode ser definido como “preconceito contra pessoas com deficiência”. Assim, ao escolher palavras como retardado, capenga e mongoloide, por exemplo, é possível perceber como a sociedade lida com as pessoas com deficiência, algo que também está presente no vocabulário. Logo, um começo para mudar esse cenário, é por meio da conscientização sobre tais termos, buscando substituí-los.
Morrendo de amores e fofura com o Luca, filho de @ClaudiaRaia e Jarbas Homem de Mello 🥰✨ #MaisVocê pic.twitter.com/NGU7RfGCcE
— TV Globo 📺 (@tvglobo) July 4, 2023
Na ocasião, a atriz disse em seu comentário sobre Luca: “Reconhece, sabe quem é quem, aprendeu a brincar de esconder. […] A gente parece um bando de retardado”, disparou ela. O companheiro, então, completou: “Já está tagarelando. Cada dia é uma descoberta, a gente fica vibrando com qualquer coisa”, afirmou.
Me dói tanto quando as pessoas usam sem saber que tá errado. Eu já cheguei a brigar por isso. É uma palavra tão pesada, tão ofensiva.
— /notyourbrazilianbabe (@sanseverini) July 4, 2023
O momento não passou despercebido pelos internautas mais atentos. No momento, Claudia não chegou a se corrigir. “Me dói tanto quando as pessoas usam sem saber que está errado”, escreveu uma telespectadora no Twitter. “Claudia Raia e sua expressão capacitista”, comentou outro.
Claudia Raia e sua expressão capacitista #MaisVocê
— Vladimir Alves 🗣️ (@VladimirAlves) July 4, 2023
REFLEXÕES SOBRE A MATERNIDADE
Mãezona sincera, a atriz Claudia Raia publicou recentemente um desabafo nas redes sociais em que defendeu a importância de se mudar padrões na criação de filhos homens. Ela publicou um vídeo cheio de reflexões em seu perfil. Na legenda, a atriz escreveu: “Bora conversar nos comentários: você já parou pra pensar como acontece a construção da masculinidade na infância?”
Mãe de três, sendo dois meninos – o primogênito Enzo Celulari e o caçula Luca Homem de Mello – e uma menina, Sophia Raia, Claudia discutiu sobre a importância de, desde cedo, educar os homens a falarem sobre os próprios sentimentos. A atriz reforçou que eles precisam ter espaço, dentro da criação, para expor o que sentem.