Chay Suede protagonizou um ensaio para uma revista que logo chamou a atenção por uma das fotos em que ele aparece utilizando uma sapatilha de ponta. No entanto, as imagens não tiveram a repercussão esperada. Isso porque a escolha do acessório gerou uma série de comentários negativos nas redes sociais, levantando preocupações sobre a desvalorização e banalização da técnica do ballet clássico.
Diversos internautas expressaram suas preocupações e críticas em relação ao uso da sapatilha de ponta em um contexto que não está diretamente relacionado à dança. Uma internauta comentou: “Não dá para defender as fotos com a sapatilha de ponta. Baita irresponsabilidade e uma escancarada desvalorização do meio (faz qualquer um achar que pode subir na ponta sem preparo/estudo)”.
Outra pessoa reforçou a importância da sapatilha de ponta na dança e criticou o seu uso como acessório de moda: “Sapatilha de ponta não é acessório”. A discussão continuou com um usuário apontando para a falta de sensibilidade na escolha do acessório: “O erro do ensaio é a sapatilha de ponta. O mínimo que se espera de um Stylist é o bom senso e o estudo de pequenos detalhes, não banalizem o uso da sapatilha de ponta. […] Sapatilha de ponta não é ícone fashion”.
Além disso, houve preocupações com relação à falta de preparo e técnica adequada para utilizar a sapatilha de ponta, bem como a escolha inadequada do modelo para o pé de Chay Suede. Um internauta comparou o uso da sapatilha de ponta ao esforço necessário para correr uma maratona: “Usar ponta é como correr uma maratona: precisa de preparo e dedicação”.