O dia 21 de setembro, que celebra a luta das pessoas com deficiência, é um marco importante na busca por inclusão em todos os espaços e também para as batalhas anticapacitistas (para quem não sabe, o capacitismo é o pensamento que com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência, tratadas como incapazes). Para repercutir a data nacional, o jornalista Cesar Tralli fez uma homenagem para sua irmã, Gabriela, que morreu há três anos.
O apresentador publicou uma registro da parente, em meio ao verde da grama e algumas plantas. Ela surgiu abraçada a um carrinho de controle remoto, toda sorridente.
“Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Dia de mobilização e de reflexão. No meu caso, de saudade infinita também…” Perdi minha irmã Gabriela há 3 anos. Mas ganhei dela muitas lições de vida”, começou,
“Minha família sempre lutou pela inclusão da Gabi, no prédio, na escola, na sociedade, no mercado de trabalho. E ela – com toda sua luz divina e pureza de alma – respondia com gratidão, amor, alegria genuína. Guardo este sorriso de inocência dela pra sempre. Assim como estarei sempre pronto para valorizar e defender este Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Todos os dias…”, encerrou.
No espaço para comentários, uma série de seguidores desejaram forças para o jornalista lidar com a perda da irmã, além de se mostrarem apoiadores da causa. Quem também deixou um recado foi Ticiane Pinheiro, esposa do jornalista. “Saudade que fala?”, declarou.