Vanusa, 73, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital dos Estivadores, em Santos (SP), na última sexta-feira (9). Ela permaneceu internada por 32 dias após ter uma piora no quadro clínico por conta de uma pneumonia.
Rafael Vannucci, filho da artista, postou nesta segunda-feira (19), em seu Instagram, um vídeo relatando detalhes da saída da sua mãe. Ele explicou que ela encontra-se em um estágio avançado de demência, algo mais forte que o mal de Alzheimer.
Ainda de acordo com o familiar, Vanusa não reconhece a maioria das pessoas, apenas ele, sua irmã, Amanda; e o enfermeiro. A cantora também não consegue fazer ações básicas sozinha e precisa de ajuda para se alimentar, tomar banho e levantar.
Vanucci agradeceu as mensagens de apoio à família, e comunicou que a mãe voltará para uma casa de repouso na qual esteve antes de ser internada. “Não é simplesmente colocar uma enfermeira de dia e outra de noite que ela seria bem tratada”, esclareceu ele.
“Eu vou seguir a minha vida, minha irmã também precisa seguir a vida dela. Ela [irmã] tem uma família, e minha mãe sempre foi colocada como prioridade em nossas vidas. Minha psicóloga disse que precisamos seguir com a vida e sempre dar amor, carinho, e tudo o que está ao meu alcance”, completou.
O QUE DIZEM OS MÉDICOS
“Apresenta estabilidade do quadro clínico, consciente e respirando espontaneamente. Alta eletiva para a enfermaria de clínica médica”, diz o comunicado médico.
Vanusa estava internada desde o dia 8 de setembro na unidade por causa de problemas respiratórios e retenção de líquido. Ela passou por quadro de anemia, problemas na pressão e chegou a ser entubada.
Vale lembrar que em agosto, a cantora Aretha Marcos, filha de Vanusa, afirmou em entrevista à TV Record que a mãe estava com o mal de Alzheimer.
Rafael, no entanto, disse que o diagnóstico de Alzheimer não é certeiro. Segundo o empresário, os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial, caracterizada por declínio cognitivo e com comprometimento das funções sociais e funcionais.