Dois casos suspeitos da varíola dos macacos, zoonose viral capaz de infectar humanos, estão sendo investigados no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os episódios foram identificados em Santa Catarina e no Ceará.
Em nota, o ministério informou que está em contato com os estados para apoiar no monitoramento e nas ações de vigilância da doença. Os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, disse.
Além disso, na última segunda-feira (23), a pasta criou uma Sala de Situação para monitorar o cenário da doença no país. “A medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico para a doença”, informou.
TERCEIRO CASO
Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo investigado no Rio Grande do Sul, segundo o ministério. “A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, esclareceu.
A Secretaria Estadual de Saúde do estado afirmou que o indivíduo tem “história de viagem”, mas a suspeita ainda não foi comprovada, visto que um outro diagnóstico foi realizado. “Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”, explicou o órgão.