A atriz Jandira Martini morreu aos 78 anos, na última segunda (29), após uma batalha de anos contra um câncer no pulmão. Amigos da artista, como o ator Marcos Caruso, divulgaram a notícia nas redes sociais, nesta terça-feira (30). Ele afirmou que Jandira era sua maior amiga e prova de que ‘os opostos se atraem e se completam’.
“Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, lamentou.
Outros amigos também homenagearam a artista. “Perdemos a grande Jandira Martini. Uma profundidade dramática e trágica somada a um talento gigantesco para a comédia. Fazia rir e fazia chorar. Emocionava por apenas existir. Meus sentimentos”, postou Walter Alves Benedito.
Eliana Guttman também a homenageou: “Querida, amada, grande atriz. Meu coração já dói de saudades. Obrigada por tudo e tanto talento. RIP Jandira Martini”, escreveu a atriz.
HISTÓRICO
Jandira nasceu em Santos (SP) e fez papéis memoráveis na TV, teatro e cinema, acumulando trabalhos como atriz, autora, diretora e produtora. Entre seus papéis de maior destaque na TV estão a milionária Teodora Abdalla, de ‘Sassaricando (1987), na TV Globo. Fora da emissora, fez Vitória Imperial em ‘A História de Ana Raio e Zé Trovão’ (1990), na Manchete, e Dona Genú em ‘Éramos Seis’ (1994), no SBT.
Quando retornou para a emissora, nos anos 2000, interpretou à muçulmana Zoraide de ‘O Clone’ (2001), a paranomal Madame Gilda de ‘Escrito nas Estrelas’ (2010) e a sovina Salomé de ‘Morde & Assopra’ (2011). O último papel foi como a turca Farid em ‘Salve Jorge’ (2012).