O ator André Dread, 39 anos que estará em ‘Gênesis‘ como o nobre egípcio Okpara também vai estrear no curta-metragem ” Desconstruindo Maria”. O filme está previsto para março. O projeto foi contemplado pela lei Aldir Blanc.
“Meu personagem é um motociclista extremamente machista que está sempre correndo contra o tempo, e que por muito pouco, não causa um acidente com a personagem Joana (Kizi Vaz) num estacionamento”, diz o ator.
O ator analisa a questão de um machismo estrutural enraizado e desperta atenção para que os homens não perpetuem padrões machistas. O artista assume que já teve atitudes machistas, mas que busca desconstruir e contribuir para a luta das mulheres em um lugar de escuta.
“Eu cresci sendo machista por ter espelhos maternos e paternos da sociedade que vivemos, mas depois do senso crítico e da construção de um ser racional e escutando também mulheres na militância, comecei a refletir sobre muita coisa. Muitas vezes temos atitudes machistas e nem percebemos. O momento de fala é delas, e temos que ficar quietos e escutar” , diz Dread.
O artista ainda reflete sobre o lugar de fala da mulher negra, em espaço periférico.
“No movimento falamos muito sobre o racismo e o preconceito contra os ‘favelados’, mas temos também espaço de escuta para as mulheres, principalmente as negras. Dentro de uma luta feminista de gênero, tem muita coisa a ser dita pelas mulheres negras que eu acho que a sociedade deveria escutar e refletir melhor. O espaço de fala delas merece e deve ser respeitado”, ressalta o ator.
O filme estreia dia 25/03 nas redes sociais.