Elizabeth Savala fez um relato surpreendente sobre a sua cura da toxoplasmose e como conseguiu realizar o sonho de se tornar mãe, mesmo sendo considerada infértil. A atriz passou 12 anos em um tratamento rigoroso da doença, diagnosticada na pré-adolescência, e acredita que conseguiu engravidar dos quatro filhos graças a um milagre.
“Com 12 anos, eu descobri que não podia ter filhos porque tinha toxoplasmose. E tinha duas coisas que eu realmente queria ser na vida: mãe e atriz. Então, as duas são muito importantes (…) Ser mãe era um sonho muito sério. É uma coisa muito forte na minha vida e, pra mim, foi muito legal”, revelou ao podcast ‘Novela das 9’.
Segundo os médicos, ainda que ela conseguisse engravidar, poderia acabar sofrendo um aborto ou gerando uma criança com problemas. Apesar das expectativas negativas, Elizabeth conseguiu ser mãe de quatro homens saudáveis: Thiago, Diogo e os gêmeos Tadeu e Cyro, frutos do casamento com o ator Marcelo Picchi.
Aos 66 anos, Elizabeth falou com orgulho sobre os filhos: “Eu tive sorte, porque tive filhos maravilhosos! Era missão ter esses quatro homens, quatro pessoas especiais. Antes de filhos, eles são seres humanos muito especiais”.
RELIGIÃO
Membro da Igreja Messiânica, em que conheceu o atual marido, Camilo Átila, a atriz considera que a religião foi essencial para sua cura. “Eu estava muito cansada, meu fígado não aguentava mais de tanta sulfa (antibiótico), eu estava com gordura no fígado. Parei durante um bom tempo de tomar esse remédio, e comecei a receber Johrei (oração tradicional da religião)”.
Em seguida, completou: “Aí fiquei grávida! Esqueci da toxoplasmose. Fui no médico correndo, e ele fez o exame: eu estava grávida mesmo e não tinha mais toxoplasmose. Não me pergunte como, se foi o Johrei… Eu acredito que sim, mas aí é uma crença muito pessoal”.