Após ser internado em UTI com embolia gasosa arterial cardíaca, Saulo Poncio surgiu no Instagram na última sexta-feira (6) para dar mais detalhes sobre a sua saúde. O famoso, que ainda está em observação médica, afirmou que a causa da internação não foi por “uma complicação causada por falha na aplicação de uma injeção de anabolizante”.
“Passando aqui pra atualizar sobre meu caso! Foram dias bem difíceis, mas graças a Deus já recebi alta da UTI, e a recomendação foi repouso em casa mesmo! Vou continuar fazendo alguns exames de rotina para garantir que não volte a aparecer nenhuma alteração”, falou ele nas redes sociais.
Ele ainda fez questão de negar os rumores que ele foi para UTI por causa de anabolizantes. “Essa informação não faz sentido e um pouco de conhecimento básico ou até mesmo uma simples pesquisa no Google já desmentiria essa notícia por si só. Inclusive, tenho alguns amigos médicos que me mandaram mensagem falando sobre o absurdo que leram, porque quem entende do assunto sabe que isso seria impossível”, continuou.
E ele ainda seguiu explicando: “O que se desconfia é que o motivo das bolhas de ar foi uma má realização da coleta de exame de sangue de rotina, que foi feito alguns dias antes da internação. Foi um procedimento intravenoso provavelmente mal realizado, mas mesmo assim não tem como afirmar ao certo”.
Saulo completou dizendo que os médicos falaram que não foi “nenhum tipo de injeção intramuscular (mesmo que mal aplicada) poderia causar o dano que causou pela quantidade de ‘bolhas’ que apareceram na tomografia”. Por fim, ele agradeceu a todos os profissionais que cuidaram dele nos dias em que ele ficou internado.
ENTENDA
Saulo Poncio, de 27 anos, foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com embolia gasosa arterial cardíaca, na noite de terça-feira (3). De acordo com comunicado à imprensa postado pela equipe do cantor nesta quarta (4), ele foi levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores no tórax.
“A embolia gasosa arterial, caso de Saulo, ocorre na entrada de ar na circulação arterial”, explicou Heron Rached, PhD em cardiologia.
Os riscos associados a essa condição são significativos. Segundo o cardiologista Heron Rached, “Se uma bolha de gás bloquear uma artéria vital que irriga o coração (coronária) ou o cérebro, pode resultar em um infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou acidente vascular cerebral (AVC), respectivamente. Dependendo da extensão do bloqueio e da rapidez com que o tratamento é iniciado, a embolia gasosa pode levar à morte.”
“No caso do Saulo, ocorreu uma arterial e ela pode acontecer por conta de um trauma. Isso é normal acontecer em quem pratica mergulho. Uma vez que essa bolha está na circulação pode ter vários trajetos, se vai para o coração, pode determinar um infarto, se for para o cérebro pode provocar um AVC”, afirmou Heron Rached sobre o caso do cantor.