Dona Silene, a convidada do ‘É de Casa’ no último sábado (11), comentou sobre as acusações de racismo que a apresentadora Talitha Morete vem recebendo. Por meio dos Stories, do Instagram, a cozinheira quebrou o silêncio.
“Estou passando aqui para dar um pequeno esclarecimento, pois fui surpreendida com muitas mensagens e apoios a qual não tinha entendido o porquê! Eu ainda estou meio perdida, pois foi tudo muito novo pra mim”, escreveu.
Na sequência, ela falou que não interpretou o ocorrido com Talitha Morete como racismo: “Eu não escrevo para diminuir ou banalizar as dores de ninguém, pois sei que muitos se sentiram machucados com a cena. Porém, naquele momento, eu não tive esse sentimento. Ao contrário, fui muito bem recebida e acolhida por todos”.
“Para quem não sabe, Talitha foi um instrumento para que eu pudesse ter a oportunidade de ser apresentada a vocês, e sou muito grata por isso. Eu jamais poderia vir aqui incitar ódio a uma pessoa que, na minha concepção, não teve a intenção de reproduzir qualquer tipo de violência”, continuou, defendendo a apresentadora.
A dona das cocadas ainda pediu para os seguidores pararem de atacar Morete. “Então eu peço a todos vocês que não a ataquem. A todos vocês que estão chegando agora, vão me conhecer e saber que eu sou da paz. Meu propósito não é guerra!”.
Por fim, ela aproveitou para agradecer a Manoel Soares por todo o cuidado que dedicou a ela no programa: “Quero deixar também a minha gratidão e meu abraço para o Manoel, pela gentileza e todo cuidado que teve!”.
Confira:
PEDIDO DE DESCULPAS
Talitha Morete se pronunciou a respeito da polêmica envolvendo uma atitude sua no ‘É de Casa’ do último sábado (11). A apresentadora pediu para que a convidada do programa servisse a todos as cocadas que havia cozinhado, atitude que foi vista como racista pelo público.
No Instagram, Thalita fez uma publicação para se redimir. “Fica aqui registrado meu pedido de desculpas à dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada”, legendou. Nas fotos do post, compartilhou uma mensagem aos seguidores.
“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, escreveu.
Ela disse que vêm refletindo sobre sua atitude e o lugar que ocupou no contexto do ocorrido desde sábado. “Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, falou.
Talitha também agradeceu ao colega Manoel Soares, que notou a fala dela e disse que ele mesmo serviria aos convidados, durante o programa. “Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”, finalizou.
Veja o pronunciamento:
ENTENDA O OCORRIDO
Talitha Morete teve uma atitude em que supostamente reproduziu o racismo estrutural no episódio do ‘É de Casa’ do último sábado (11), quando Silene, uma vendedora de cocadas, foi convidada para ir ao programa.
A aparição de Silene foi um convite da própria apresentadora, que frequenta o mesmo salão no Rio de Janeiro onde Silene vende suas cocadas. Morete a chamou para fazer a receita ao vivo no programa e as duas inclusive chegaram a cozinhar juntas.
No entanto, no momento de servir, Talitha deixou o trabalho para Silene, dizendo: “A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo”.
Percebendo a atitude da colega de trabalho, Manoel Soares, que é engajado em pautas antirracistas, interveio e se ofereceu para servir os doces. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse o apresentador.
Nas redes sociais, os internautas criticaram o comportamento de Morete e aplaudiram a ação de Soares. “Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns, Manoel Soares”, escreveu um usuário no Twitter. “Racismo disfarçado de bondade! Que vergonha, hein, minha filha!”, criticou outra.
O ‘Vai servir todo mundo’ no #EDeCasa na #globo é um dos momentos mais constrangedores, estruturalmente ‘normalizado’ e abertamente racista. A tentativa da quebra da desordem inversa de valores criadas, só foi possível graças ao único negro ali presente, para além de dona Cilene pic.twitter.com/EBJL2UTl48
— louis (@novellavaga) June 14, 2022
Além disso, vários famosos reagiram à situação no vídeo. No Instagram, Tia Má encorajou as pessoas a consumirem o produto de Silene: “Sabe o que queria mesmo? Que dona Silene viralizasse, que as cocadas dela virassem uma iguaria disputada”.
“Vamos seguir Cocadas da Silene e celebrar essa mulher que está pronta para ser servida e receber muito afeto de todos nós! Mais carinho e menos servidão para as nossas!”, finalizou, fazendo uma referência à problemática do racismo estrutural.
Eu não aguento mais ver o vídeo do É De Casa pq aquilo não é racismo estrutural, é racismo mesmo.
Não aguento pq é tudo muito natural pro restante e parece que ninguém ficou desconfortável em ver o Manuel ajudando a senhora.
— aline ramos (@_alineramos) June 14, 2022