Angélica revelou, em entrevista à Vogue, que teve menopausa precocemente e como vem buscando normalizar este assunto entre as mulheres.
“Aprendi mais sobre o meu corpo. A gente precisa se olhar mais. Quando a menopausa vem, ela chega meio que avassaladora, com os calores, a falta de libido, a queda de cabelo, o ressecamento da pele, a mudança de humor… Eu tive que parar e me olhar, para cuidar disso tudo de dentro para fora. Isso incentivou ainda mais o meu autocuidado”, revelou ela.
Foi, inclusive, sua menopausa precoce que a incentivou a tentar romper o tabu da menopausa e democratizar o assunto para que a informação chegue a mais mulheres.
“Isso é uma loucura, um conceito antigo colocado pelo patriarcado — e que ainda está enraizado — de que a mulher não pode isso, não pode aquilo. O que, na verdade, é uma tentativa de controle. Falar da menopausa, e de todos os assuntos femininos, é muito importante para quebrar esses estigmas”, seguiu.
CONSELHO
A loira ainda aconselhou mulheres que estão nesta fase da vida ou próxima dela a se prepararem e não terem vergonha de falar sobre o assunto.
“Para quem já está na menopausa: força e procurem bons profissionais. Não esperem porque, às vezes, o humor muda e você pode entrar em depressão — e aí não vai conseguir sair do lugar”, começou.
“Para quem está prestes a entrar: já que percebeu que a menopausa está chegando, antecipe os cuidados, fale com o médico, comece a se cuidar. Existem muitas alternativas naturais para adotar e fazer com que os sintomas cheguem mais suave. Falar sobre o assunto é muito importante também para desmistificá-lo” informou.
No fim da entrevista, Angélica ainda deixou uma mensagem para sua versão de 20 anos: “Falaria também pra ela confiar e não desanimar nos momentos de ansiedade. Diria para respirar e seguir, porque ela iria realizar muitos sonhos daquela menina de 20 anos”.