Marcando o início do Outubro Rosa, Ana Maria Braga recebeu, nesta quarta-feira (4), Ana Furtado para o tradicional café da manhã do ‘Mais Você’. A convidada deu detalhes da sua luta contra um câncer de mama que descobriu em 2018 e revelou algo que preferiu manter em segredo durante o tratamento: ela optou pelo uso de próteses de silicone, mas nunca admitiu isso publicamente.
Vale lembrar que a ligação da cor ao mês de outubro funciona como uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, abrange também sobre o câncer de colo do útero.
A REVELAÇÃO
Quando falaram sobre a questão da autoestima, algo muito afetado durante o tratamento, Ana Furtado contou que, devido à perda dos seios após a retirada do tumor, optou por colocar próteses mamárias para diminuir o impacto na autoestima.
Agora no matinal da TV Globo, ela confessou que, na época, tinha medo de sofrer ataques ao revelar a escolha. “Eu nunca revelei isso, estou revelando agora em rede nacional. Eu usei muito prótese durante o meu tratamento. Eu tinha medo de falar que eu estava usando prótese. No primeiro momento, inclusive, eu tive medo de falar que estava com câncer, porque nós mulheres estamos em um lugar muito difícil, onde temos que provar sempre o nosso valor, nossa capacidade, sempre em dobro”, disse Ana Furtado.
A apresentadora também justificou a escolha pelo uso de próteses durante esse período. “Eu ser considerada uma mulher com câncer e a minha vaidade ser abalada dessa forma, eu não sabia o que falar. Eu tinha medo. Hoje eu já não tenho medo mais nenhum”, completou.
Veja o vídeo:
“Eu tinha medo de falar que eu tava usando prótese. No primeiro momento, eu tinha medo de falar que eu estava com câncer (…)” @ana_furtado #MaisVocê pic.twitter.com/pb5xiix7r2
— gshow (@gshow) October 4, 2023
VITÓRIA
Na manhã do último sábado (30), Ana Furtado celebrou nas redes sociais o fim de seu tratamento contra o câncer de mama. Em seu Instagram, a famosa publicou um vídeo ao lado do amado, Boninho, para tomar a última medicação do tratamento, que foi diagnosticada em 2018.
No início de setembro, ela publicou no Instagram comemorando a remissão da doença. Para agradecer pela melhora na saúde, a apresentadora compartilhou uma foto em que aparecia em sua última sessão de quimioterapia. “Há exatos 5 anos fazia a minha última sessão de químio! A minha última sessão da vitória, como eu costumava chamar”, iniciou ela na legenda.
Segundo o A.C.Camargo Cancer Center, centro de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o processo de remissão significa, em linhas gerais, que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes.
Assim, ainda de acordo com a instituição, o paciente que permanece em remissão completa por cinco anos ou mais, normalmente, pode ser considerado curado.