É raro encontrar alguém que não seja familiar com o nome de Xuxa Meneghel – seja em programas de variedades, filmes mágicos ou músicas divertidas, a Rainha dos Baixinhos está presente nas memórias afetivas dos brasileiros.
A loira, que completou 60 anos nesta segunda-feira (27), carrega um nome artístico único e especial. Muitos de seus admiradores tem a curiosidade de saber a origem do seu apelido – que carrega uma história inusitada.
Maria da Graça Meneghel, seu nome de nascença, deu início à sua história no interior do Rio Grande do Sul. A loira tem quatro irmãos mais velhos, e é filha de Alda Meneghel e Luiz Floriano.
Em sua biografia, ‘Memórias’, a famosa conta que a mãe tinha algumas opções de nomes para batizá-la: “Se fosse menina, ela se chamaria Morgana Sayonara (inspirada na fada Morgana!). Se fosse menino, Ivan ou Jandrei. Minha mãe estava com 26 anos”.
Xuxa detalha que seu nascimento foi um momento difícil. “Minha chegada não foi tão simples assim. Na hora do parto, houve complicações. Os médicos foram até meu pai e ele precisou optar: a vida da criança ou da esposa. Ele, claro, escolheu salvar minha mãe. Mas fez uma promessa: se a menina continuasse viva, receberia o nome de Maria das Graças. Por um milagre, sobrevivi. E, por isso, não me tornei Morgana Sayonara“, ela escreveu.
Apesar da promessa ter sido atendida, Alda não se contentou com o nome final. “Claro que Maria da Graça frustrou a minha mãe. Mas não dava para ‘brigar’ com um milagre, não é? O fato é que nunca a vi me chamando de Maria da Graça. Para ser bem honesta, o nome nunca chegou a ser usado”, ela explicou.
‘MINHA XUXA’
Bladimir, o terceiro dos irmãos, foi o responsável pela criação do icônico apelido de ‘Xuxa’. “Ao chegar em casa, da maternidade, minha mãe disse ao meu irmão Blade, que estava com dois anos e meio: ‘Comprei um bebê lindo para você brincar”. O irmão da artista responde: “‘Eu sei, é a minha Xuxa'”, ela relembrou.
Assim que ouviu o termo pela primeira vez, a mãe da apresentadora se surpreendeu: “Minha mãe ficou tão encantada com aquele nome, era como se ela soubesse que era assim que eu deveria ter sido chamada desde o começo. Nem Morgana Sayonara, nem Maria da Graça. Ela nunca me apresentou como Maria da Graça para ninguém. Tanto que quando comecei a frequentar a escola, ela pedia para colocar o nome Xuxa na lista de chamada“.
Em 1984, a atriz foi entrevistada por Roberta Close e falou sobre o surgimento do apelido que conquistou o Brasil. Confira: