“Por que os filhos precisam
de ajuda para fazer a lição
de casa? E, caso for preciso,
qual o tipo de ajuda? Na cobrança
em executar esta tarefa? Na
organização? No conteúdo?”
O objetivo das tarefas enviadas
pela escola tem (ou deveriam ter)
como principal objetivo reforçar o
aprendizado adquirido em sala de
aula, além de estimular a autonomia
e o senso de responsabilidade. A
“ajuda” da família deveria ser, então,
fornecer o direcionamento, dando
o suporte para a criança realizar a
lição por ela mesma, já que faz parte
de suas obrigações diárias. É preciso
tomar o cuidado de não fazer a tarefa
pelos filhos. E isso pode acontecer
de modo sutil, quando, por exemplo,
percebem que o pequeno cometeu
um engano e tentam consertá-lo.
O “erro” é parte importante na
aprendizagem. Trilhar junto com
o aluno o caminho do raciocínio até
o resultado o coloca como agente
ativo na construção do conhecimento.
Ao entender o que e como errou, ele
saberá a forma de se autocorrigir e
acertar na próxima vez. Tendo dúvidas
em relação ao seu papel, como pais,
na hora da lição, fale com a escola.
Assim, ficará claro até onde cabe
ajuda e qual o limite deste auxílio.
Algumas crianças precisam, às vezes,
de um “empurrãozinho”. Nestes casos,
faça COM o seu filho e não PARA ele.
É importante conversar sobre o
que os filhos aprenderam na escola.
Aproveite os momentos em família
para incluir os temas trabalhados em
sala de aula e se coloque disponível
em caso de dúvidas pontuais em
relação à matéria. Quem sabe,
o seu filho entenda que ele pode
contar com seu apoio, sem se
apoiar em você para fazer as
tarefas que são dele – e não suas.
ajudar, incentive
a autonomia
da criança.
Defina junto
com seus filhos
o combinado
em relação às
tarefas escolares:
da execução.
casa: tranquilo
e quieto.
dos materiais.
de casa é diferente
de ajudar e pode ser
uma forma de os pais
saberem o que vem sendo
ensinado na escola, o que
o filho está aprendendo,
em quais disciplinas ele
tem mais dificuldades…
E se precisa ou não
de aulas de reforço.
neuropsicóloga especialista em
comportamento e desenvolvimento
infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de
São Paulo (USP). Consultora do sono
certificada pelo International Maternity
and Parenting Institute, no Canadá.
dra. Deborah Moss pelo
e-mail [email protected]