Marcela Barbieri Boro, zootecnista, graduanda de medicina veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão, explica que a questão das necessidades no lugar errado é um problema comum dos filhotes recém-chegados em casa. No entanto, lidar de forma errada com o problema pode perpetuar a questão. Confira as dicas!
PASSO A PASSO
O primeiro passo é esquematizar bem a casa para recebê-lo. No canil ou no abrigo em que ele vivia, pergunte sobre a superfície em que ele estava habituado a se aliviar (jornais, tapetes higiênicos ou grama sintética) e passe a utilizar o preferido dele na casa.
Já o segundo passo é certifique-se de que o novo banheiro está longe da comida, da água e da caminha dele, além de distante da passagem de pessoas ou próximo a barulhos incômodos, como o da máquina de lavar roupa.
MUITA CALMA NESSA HORA
No começo, a principal dica é restringir esse espaço do “banheirinho” na casa e, conforme o pet for aprendendo, abri-lo aos poucos. É da natureza dos cães buscarem locais absorventes para fazer xixi.
Então, para evitar que ele se confunda, retire os tapetes e panos do ambiente. De qualquer forma, lembre-se: mesmo com essas medidas, o animal pode se confundir e errar.
Nessa hora, calma! Alguns erros são normais no começo e, por isso, evite dar bronca. Atitudes assim podem atrapalhar o aprendizado do animal, que entenderá como um reforço ou atenção da sua parte – passando a fazer suas necessidades no lugar errado somente para chamar a sua atenção.
Em outros casos, o animal pode ficar com medo e segurar o xixi e o cocô ou se esconder para fazê-los, complicando ainda mais a situação.
FAÇA FESTA
A melhor forma de ensinar o lugar certo é focar no acerto. Ou seja, sempre que flagrar seu pet fazendo suas necessidades onde você escolheu, comemore e recompense-o com carinho e com um petisco bem gostoso.
Se o caso for de um animal mais velho, siga essa dica também, porém, tenha em mente que a velocidade de aprendizado será mais devagar – mas totalmente possível.
Fique atento se perceber um cão adulto fazendo suas necessidades no lugar errado de forma repentina. Isso pode estar associado a características de ansiedade de separação, demarcação de território, medo ou até problema de saúde. Neste caso, procure ajuda do seu veterinário de confiança.