Os cães comem menos nos dias mais quentes porque, assim como nós, eles têm menos disposição para fazer as atividades. Mas devemos estar atentos, pois a perda líquida é muito maior.
Portanto, garanta água limpa e fresca ao longo de todo o dia. Com relação à alimentação, ofereça a ração nos horários mais frescos e misture um pouco de alimentos úmidos (latinhas e sachês) para melhorar o sabor e ficar mais prazeroso.
Para a ração não estragar, guarde-a sempre num local seco e ventilado. E sirva-a na hora em que o pet for comer mesmo. Não é legal deixá-la à disposição o dia todo. Trinta minutos é tempo mais do que suficiente para seu animal comer com calma.
Vai passear com o amigão? Dê preferência aos horários em que o sol não esteja forte, como o início da manhã e o final da tarde. Para ter certeza de que está tudo bem, pressione sua mão por alguns segundos contra o solo. Se estiver suportável para você, estará seguro para seu cachorro.
Por fim, para ajudar a refrescar, mantenha seu amigo sempre com o pelo tosado e, para protegê-lo do sol, passe protetor solar (pra pet) nele sempre que forem sair de casa.
SILVIO COURA XAVIER, professor do curso de Medicina Veterinária da Newton Paiva