“O pênis do meu filho parece muito pequeno e não sei qual especialista procurar para me ajudar…”, C. M., por e-mail
Essa dúvida é frequente nos consultórios de endocrinologia e urologia. Um pênis tem como funções permitir o paciente urinar em pé, sem se molhar, e durante um ato sexual, ter a ereção e penetração vaginal que não cause vergonha ou constrangimento. O tamanho pode variar de acordo com cada pessoa, estágio de puberdade e idade. E também pode sofrer influência genética, mas há fatores além disso.
O crescimento do órgão se dá em quatro fases: a dentro do útero, que cresce até uma média de 4,7cm; a fase de 0 a 3 anos, em que ocorre um aumento de 1,5 cm (média de 6,2 cm aos 3 anos); de 3 a 11 anos, com outro acréscimo de 1,5cm, e de 11 a 18 anos, com um aumento de cerca de 6,5 cm, atingindo uma média de 14,5 cm. Mas isso é uma média. Em gráficos de tamanho, a linha central é o percentil 50 – essa linha mostra valores médios.
Crianças e adolescentes podem ter o tamanho do pênis abaixo da média, mas acima da última linha inferior (percentil 10), e isso é normal. Os que estão abaixo dessa linha têm o pênis reduzido para a idade. É importante esclarecer que crianças e jovens acima do peso não têm pênis menores.
O que acontece é que eles têm excesso de gordura na região púbica – o que ‘esconde’ o pênis. É o chamado pênis embutido ou pênis oculto. A principal causa de pênis pequeno é hormonal (hipogonadismo). E isso pode acontecer devido a doenças genéticas ou alterações que causem diminuição na produção dos hormônios, como trauma, infecções nos testículos ou na glândula hipófise e cirurgia.
O tratamento com o hormônio sexual masculino (testosterona) pode melhorar o crescimento, mas esse tratamento é individualizado, dependendo de cada caso. E deve ser acompanhado por um profissional experiente.
Como saber se o tamanho é normal
Para isso, o paciente deve ser avaliado por um profissional experiente (pediatra, endocrinologista, urologista), que irá avaliar o comprimento do pênis por meio de tabelas e gráficos específicos que mostram o tamanho do órgão desde o nascimento até os 18 anos. Meninos da mesma idade podem ter tamanhos de pênis diferentes.
Distúrbios de crescimento
Sempre que existir qualquer suspeita de tamanho do pênis anormal, a criança deve ser avaliada por um especialista para que o mesmo possa investigar se há realmente órgão de tamanho anormal e, se houver, descartar doenças que causem distúrbio no crescimento do mesmo.