quinta-feira,9 outubro , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

Brasileiros pretendem gastar até R$ 250 neste Dia das Crianças

Mesmo com orçamento menor, brasileiros priorizam momentos em família e presentes com significado; YouTube e TikTok seguem moldando desejos infantis

Lígia Menezes Por Lígia Menezes
09/10/2025
Em Dinheiro, Família/Filhos
Brasileiro vai gastar, em média, R$ 250 no Dia das Crianças. Foto: FreePik

Brasileiro vai gastar, em média, R$ 250 no Dia das Crianças. Foto: FreePik

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

O Dia das Crianças de 2025 promete ser menos sobre consumo e mais sobre conexão. De acordo com levantamento da Hibou, instituto de pesquisa e insights de consumo, 49% dos brasileiros afirmam que o orçamento está mais apertado neste ano — mas isso não significa deixar de celebrar.

O estudo, realizado entre 1º e 3 de outubro com 1.847 entrevistados em todo o país, mostra que o público está substituindo os presentes caros por experiências e gestos de afeto, com 78% dos consumidores planejando gastar até R$ 250.

PROPAGANDA

Data comercial ou celebração afetiva?

A percepção do brasileiro sobre o Dia das Crianças está mudando. Embora 36% ainda vejam a data como “comercial”, o número caiu significativamente em relação a 2024 (45%). Já o grupo que enxerga o feriado como um momento para aproveitar ao lado das crianças cresceu de 28% para 31%, segundo a pesquisa. Para 15%, a data tem valor simbólico e emocional, e outros 7% associam o dia à “saudade da própria infância”.

LeiaMais

Como se planejar financeiramente para a chegada de um filho? Foto: FreePik

Como fazer um planejamento financeiro eficiente para a chegada de um filho

09/10/2025
Criança pode sofrer com apneia do sono? Entenda. Foto: FreePik

Apneia do sono em crianças? Entenda a condição

08/10/2025

Segundo Lígia Mello, CSO da Hibou, o movimento reflete um novo comportamento das famílias. “A valorização de passeios e da companhia em detrimento do apelo puramente comercial reflete uma mudança de prioridades, onde a experiência se torna o presente principal. O desafio para as marcas é se conectar com esse desejo por momentos memoráveis, que vão além do produto em si”, diz.

PROPAGANDA

Presentes mais simbólicos e experiências em alta

A pesquisa aponta que, para 70% dos brasileiros, o presente ideal é “algo que a criança realmente goste”, enquanto 24% priorizam o fator educativo. Os brinquedos tradicionais ainda lideram a lista de intenções (42%), mas perdem espaço para passeios (32%) e jogos educativos (31%). Em seguida vêm roupas (30%), kits de montar (26%) e livros (26%).

O orçamento, embora reduzido, continua sendo gerido com carinho. Além do presente principal, 32% dos entrevistados planejam celebrar com sorvete, 26% com doces e 24% com cinema ou parques. Um simples passeio ao shopping com direito a pipoca e filme é visto por 59% dos adultos como um presente completo.

PROPAGANDA

Telas que moldam desejos

As telas seguem ditando tendências no imaginário infantil. O YouTube, citado por 54% dos pais, e o TikTok, com 41%, são as plataformas mais consumidas pelas crianças, seguidas por Netflix e Disney+ (26%), WhatsApp (25%) e Instagram (24%).

“A influência do universo digital na infância é inegável e se reflete diretamente nas decisões de consumo. A força de plataformas como YouTube e TikTok cria um ecossistema onde influenciadores ditam tendências e impulsionam o desejo por produtos licenciados. Os pais estão navegando nesse novo cenário, onde a lista de presentes é cada vez mais moldada pela tela do celular”, explica Lígia Mello.

De Luccas Neto a Ana Castela: os ídolos da nova geração

Quase metade dos entrevistados (49%) afirma que as crianças que conhecem seguem influenciadores ou celebridades, quatro pontos percentuais acima de 2024. Luccas Neto (17%) e Felipe Neto (12%) continuam dominando o topo da lista, mas Ana Castela desponta como fenômeno entre os pequenos, subindo de 2% para 6%, empatando com Enaldinho (6%).

Outros nomes populares incluem Turma da Bagunça (6%), Emily Vick (4%), Gato Galáctico (4%), Jazzghost (3%), Maria Clara e JP (3%) e Felca (3%).

Os personagens do momento

Entre os personagens mais queridos das crianças em 2025, Stitch aparece em primeiro lugar (18%), seguido de Homem-Aranha (8%), Patrulha Canina (8%) e Turma da Mônica (5%), comprovando que os clássicos nacionais seguem firmes no imaginário infantil. Para 44% dos adultos, as escolhas de presentes são fortemente influenciadas por personagens licenciados — de mochilas a roupas e doces temáticos.

Brasileiro vai gastar, em média, R$ 250 no Dia das Crianças. Foto: FreePik
Brasileiro vai gastar, em média, R$ 250 no Dia das Crianças. Foto: FreePik

Quem presenteia e quanto gasta

Entre os adultos, 49% afirmam que os sobrinhos serão os principais presenteados, seguidos dos filhos (32%), afilhados (20%) e netos (19%). Metade dos entrevistados acredita que a idade ideal para receber presentes vai até os 10 anos, embora 21% defendam que “todo mundo tem uma criança dentro de si”.

Mesmo com o bolso apertado, 16% afirmam que não vão deixar de comprar algo simbólico. O gasto médio deve ficar entre R$ 100 e R$ 250 para a maioria, com apenas 18% dispostos a desembolsar de R$ 250 a R$ 500 e uma minoria (4%) disposta a ultrapassar a faixa dos R$ 1.000.

Crianças mais críticas, conectadas e conscientes

Além dos hábitos de consumo, a pesquisa da Hibou também traça o perfil da nova geração. Para 35% dos adultos, as crianças de hoje são mais questionadoras do que as de outras épocas. Cerca de 32% já aprendem um novo idioma desde cedo e 26% têm contato frequente com a natureza.

Essa geração também influencia o comportamento dentro de casa: 15% ajudam a escolher produtos alimentares, 15% demonstram preocupação ambiental maior que a dos pais e 14% costumam trazer novos assuntos para o debate familiar.

“As crianças estão mais conscientes e participativas. Elas formam opinião, influenciam escolhas e têm uma relação ativa com marcas, conteúdo e hábitos da casa”, observa Lígia Mello.

Resumo:

A pesquisa da Hibou mostra que 49% dos brasileiros têm menos para gastar neste Dia das Crianças, mas não abrem mão de celebrar. Passeios, jogos educativos e experiências ganham espaço na lista de presentes, com orçamento médio de até R$ 250. A influência digital segue forte, com YouTube e TikTok moldando desejos e ídolos da nova geração.

Leia também:

Dia das crianças 2025: doces e videogames estão mais caros

Tags: dia das criançaspresentes
ANTERIOR

Como o contato com plantas ajuda artistas a lidar com a fama

PRÓXIMO

Pode ir à praia com extensão de cílios? Confira mitos sobre o procedimento

Lígia Menezes

Lígia Menezes

Lígia Menezes (@ligiagmenezes) é jornalista, pós-graduada em marketing digital e SEO, casada e mãe de um menininho de 3 anos. Autora de livros infantis, adora viajar e comer. Em AnaMaria atua como editora e gestora. Escreve sobre maternidade, família, comportamento e tudo o que for relacionado!

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Odete Roitman

César ou Heleninha perdem a herança de Odete Roitman se forem os assassinos? Entenda a lei

09/10/2025
dia das crianças

Dia das Crianças: brincadeiras que combinam com cada signo

09/10/2025
As ervas mais usadas na fabricação de fragrâncias

As ervas mais usadas na fabricação de fragrâncias

09/10/2025
vale tudo

As teorias da conspiração que cercam a morte de Odete Roitman em ‘Vale Tudo’

09/10/2025
Como montar uma dieta vegana barata e saudável? Foto: FreePik

Como montar uma dieta vegana ou vegetariana completa e econômica

09/10/2025
Adeus mofo na parede usando apenas dois ingredientes caseiros

Adeus mofo na parede usando apenas dois ingredientes caseiros

09/10/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas