O Ministério da Educação (MEC) informou, na última quinta-feira (2), a disponibilização de um total de 112.168 novas vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o ano de 2025.
Segundo as informações divulgadas, a seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas distintas ao longo do ano. No primeiro semestre, serão oferecidas 67.301 vagas, enquanto no segundo semestre a quantidade será reduzida para 44.867.
A pasta também anunciou que um número equivalente de vagas será disponibilizado nos anos seguintes, 2026 e 2027, conforme estipulado no Plano Trienal do FIES.
O MEC destacou que essa iniciativa busca assegurar a continuidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos. O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou: “Vamos garantir novas vagas para o FIES em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no FIES, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade.”
O que é o FIES?
O FIES é um programa estudantil voltado para o financiamento das mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Os interessados podem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solicitar o financiamento.
Diferentemente do Programa Universidade para Todos (Prouni), o FIES não oferece bolsas de estudos. Entretanto, trata-se de um empréstimo que deve ser pago após a conclusão do curso, com parcelas proporcionais à renda do ex-aluno.
Para se inscrever no programa, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
- Ter alcançado uma pontuação média igual ou superior a 450 nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e nota superior a zero na redação;
- Apresentar uma renda familiar mensal bruta per capita entre 1 e 3 salários mínimos.
As inscrições para o FIES são realizadas duas vezes ao ano, antes do início das aulas em cada semestre. Os alunos interessados devem seguir os passos abaixo:
- Acessar o site fies.mec.gov.br.
- Clicar em “Minha Inscrição” e selecionar “Fazer Cadastro”.
- Inserir os dados da conta “gov.br” (CPF e senha).
- Explorar os cursos disponíveis e escolher até três opções. As informações podem ser alteradas até o encerramento das inscrições.
Leia mais:
Projeto de lei que proíbe uso de celulares nas escolas é aprovado